Comunicação Social

Notícia

Desembargadoras do TJSP são homenageadas em cerimônia do TRF-3

Evento celebrou o Dia Internacional da Mulher.

 

        Em evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, promovido pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) e pela Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (Emag), foram homenageadas 22 mulheres da área jurídica, incluindo as desembargadoras do Tribunal de Justiça de São Paulo Luzia Galvão Lopes da Silva (primeira desembargadora do TJSP), Maria Cristina Zucchi (primeira desembargadora a integrar o Órgão Especial da Corte paulista) e Zélia Maria Antunes Alves (primeira juíza estadual de São Paulo). Com o tema “Homenagem às Mulheres Precursoras no Judiciário e nas Funções Essenciais à Justiça”, a cerimônia aconteceu ontem (9) e contou com a presença de magistrados, integrantes do Ministério Público, advogados, defensores públicos, servidores e público em geral.

        A vice-presidente do TRF-3, eleita para o biênio 2020/2022, desembargadora federal Consuelo Yoshida, coordenou o evento com os desembargadores federais Inês Virgínia Soares e José Lunardelli. ”Todas as primeiras mulheres que conseguiram chegar aos mais altos cargos estão aqui representadas pelas homenageadas do dia”, afirmou na abertura da cerimônia. Na sequência, houve exibição de vídeos com as homenageadas falando sobre suas carreiras e entrega dos diplomas.

        Uma das homenageadas, a magistrada do Tribunal Penal Internacional de Haia e desembargadora federal Sylvia Steiner, ministrou a palestra "Violência Sexual contra Mulheres em Conflitos Armados". Ela abordou levantamentos das Nações Unidas sobre o tema; atuação de grupos terroristas, como Boko Haram; julgados de Nuremberg; Convenções de Genebra; números da violência durante conflitos ao redor do mundo; e mecanismos de combate a esse desafio. “Escolhi o tema da palestra pensando na importância de levantar o assunto nesta reunião de mulheres tão notáveis e vitoriosas, na medida em que acredito que somos produto de mulheres que lutaram antes de nós e, por isso, penso que outras mulheres pelo mundo afora merecem que nós também dediquemos um pouco mais das nossas mentes e trabalhos para elas”, afirmou.

        Também foram homenageadas a primeira mulher a integrar (2000-2011) e presidir (2006-2008) o Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie; a primeira ministra do Superior Tribunal de Justiça (1999-2013) e corregedora do Conselho Nacional de Justiça (2010-2012), Eliana Calmon; a primeira ministra e atual presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maria Cristina Peduzzi; a primeira mulher procuradora-geral da República (2017-2019), a subprocuradora Raquel Dodge; a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Regina Helena Costa; as primeiras desembargadoras do TRF-3 Ana Scartezzini, Anna Maria Pimentel, Lúcia Valle Figueiredo Collarile (in memorian) e Diva Malerbi; a primeira promotora de Justiça em São Paulo, no Brasil e na América Latina, Zuleika Sucupira Kenworthy (in memorian); a atual corregedora-geral do Ministério Público de São Paulo (MPSP) e presidente do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNCGMPEU), procuradora de Justiça Tereza Cristina Maldonado Exner; a primeira advogada-geral da União (2016-2018), Grace Mendonça; a primeira procuradora-geral de São Paulo (1975-1979), Anna Cândida Cunha Ferraz; as primeiras vice-presidentes da OAB/SP, Ada Pellegrini Grinover (in memorian), Marcia Approbato Machado e Ivette Senise Ferreira; a primeira corregedora-geral Federal da Defensoria Pública da União, Geovana Scatolino Silva; e a primeira defensora pública-geral de São Paulo, Cristina Guelfi Gonçalves.

        Prestigiaram o evento as integrantes do TJSP desembargadora Luciana Almeida Prado Bresciani e juíza Mônica Senise Ferreira de Camargo.

 

        Comunicação Social TJSP – SB (texto) / PS (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

 

        Siga o TJSP nas redes sociais:

        www.facebook.com/tjspoficial

        www.twitter.com/tjspoficial

        www.youtube.com/tjspoficial

        www.flickr.com/tjsp_oficial

        www.instagram.com/tjspoficial


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP