Comunicação Social

Notícia

#TrabalhoRemotoTJSP – Servidores compartilham experiências

Troca de informações por grupos em aplicativos.

 

O Tribunal de Justiça de São Paulo instituiu, desde 25 de março, o trabalho remoto em 100% de suas unidades, seguindo diretrizes para prevenção e contenção do novo coronavírus. A campanha #TrabalhoRemotoTJSP, com o objetivo de compartilhar experiências de home office, tem recebido mensagens de funcionários e magistrados. Além do empenho e da criatividade de todos, um fato chamou atenção: relatos de como animais de estimação ajudam a manter o astral neste período de isolamento social. 

 

2ª Vara de José Bonifácio

De acordo com o supervisor Bolivar Moro, o home office impulsionou a realização da primeira videoconferência na unidade. Pelo aplicativo Teams, ocorreu recentemente uma audiência de instrução e julgamento com réu preso. “A prolação da sentença foi dada pelo juiz Senivaldo dos Reis Junior e temos mais quatro processos agendados para serem realizados virtualmente. A experiência foi elogiada por todos os envolvidos. O advogado exaltou a iniciativa; o promotor de Justiça achou extremamente produtiva a audiência; e o diretor do Centro de Detenção Provisória de Rio Preto espera que esta seja uma tendência mesmo com o fim da pandemia”, contou.

 

Vara Única de Ipuã 

Para a servidora Daina Borges Soares (foto), mesmo longe do ambiente corporativo do fórum tem sido gratificante manter o bom funcionamento do Poder Judiciário paulista em época de pandemia. “Na nossa comarca, sob o comando do juiz Marcos de Jesus Gomes, contamos com uma equipe de cartório engajada em executar as atribuições com dedicação e comprometimento, apesar dos desafios enfrentados nesse período de trabalho remoto”, afirmou.

 

4ª Vara Cível de Mogi das Cruzes

O coordenador Nilton Luiz Montemor (foto) explicou que a ideia, desde o início, foi preservar a rotina de trabalho desenvolvida nas dependências do Tribunal, mas com adaptações. “Além dos aplicativos Skype e Teams, mantemos contato em tempo integral por Wathsapp, esclarecendo dúvidas e solucionando pendências. Tive uma grata surpresa com o aumento de produção na unidade”, contou. “Em que pese o volume de processos, a equipe soube assimilar este momento difícil de distanciamento e desempenhar os serviços com extrema qualidade”, disse Nilton, que, como muitos funcionários, conta com a companhia de uma cachorrinha, a Sophie, pequena Yorkshire de dois anos. “A falta de contato com funcionários e amigos do fórum logo será superada, mas, enquanto isso não acontece, vou coordenando os serviços da melhor forma, como sempre fiz ao longo desses 39 anos de TJSP, agora ao lado da Sophie, que permanece o tempo todo me rondando atrás de carinho”, falou.

 

Pets

A servidora Cristiane Toniolo, que trabalha na área de Execuções Criminais em Marília, relatou que alguns servidores do TJSP mantêm grupos em redes sociais para compartilhar informações que auxiliem no dia a dia de trabalho e, especialmente, para se apoiarem nesse período, que, muitas vezes, pode ser angustiante em razão das notícias. “Os participantes começaram, naturalmente, a enviar fotos na companhia de seus animais de estimação, contando como têm sido reconfortante a presença deles em nosso "canto" de trabalho home office”, diz Cristiane. 

 

Compartilhe sua experiência

Os cartórios e equipes que queiram compartilhar suas histórias e rotinas com a Comunicação Social do Tribunal de Justiça podem enviar e-mail para redessociais@tjsp.jus.br com fotos e informações da organização do trabalho. Também vale publicar fotos nas redes sociais e marcá-las com as hashtags #TrabalhoRemotoTJSP e #AJustiçaNãoPara, informando sua unidade. A foto pode ser publicada no Instagram @TJSPoficial.

 

Comunicação Social TJSP – SB (texto) / Divulgação (foto)

imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais: 

www.facebook.com/tjspoficial

www.twitter.com/tjspoficial

www.youtube.com/tjspoficial

www.flickr.com/tjsp_oficial

www.instagram.com/tjspoficial


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP