Exposição sobre o barroco brasileiro recebe visitantes internacionais
Nesta sexta-feira (28/5), o secretário-geral da Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa (CJLP), Nelson Faria de Oliveira, e o diretor da Associação Cultural Brasil-Líbano, Omar El Jamal visitaram a exposição “O Berço do Barroco Brasileiro no Tribunal de Justiça e seu Apogeu com Antonio Francisco Lisboa – O Aleijadinho”. A mostra continua até o próximo dia 10 de junho no Salão dos Passos Perdidos do Palácio da Justiça.
Acompanhados pelo desembargador Marco Antonio Marques da Silva, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), pelo juiz assessor da Presidência do Tribunal, João Batista Rebouças de Carvalho e pelo poeta Paulo Bomfim, secretário de Relações Institucionais do TJSP, os visitantes puderam apreciar algumas das principais obras do barroco brasileiro, entre as quais a imagem de Nossa Senhora da Conceição, esculpida em barro branco cozido e a de Santo Antonio confeccionada no final do século XVIII em madeira policromada, obras que nunca foram expostas, atribuídas a Frei Agostinho de Jesus e Aleijadinho, respectivamente.
Outro destaque da mostra é a imagem de Nossa Senhora de Montesserrate exposta agora pela primeira vez no Brasil. Peça única, de 84 cm de altura e 34 kg, confeccionada provavelmente em 1636, atribuída ao monge artista Frei Agostinho da Piedade, a obra pertence ao mosteiro São Bento da capital paulista. A peça só foi redescoberta, em 1940, no sótão de uma Igreja em São Bernardo do Campo. Para recebê-la, o Tribunal montou um esquema especial de segurança.
Assessoria de Imprensa TJSP - RP (texto) e LV (fotos)