Comunicação Social

Notícia

Fórum digital Nossa Senhora do Ó completa três anos

    Com a inauguração de uma "Mostra de Arte", o fórum digital da Nossa Senhora do Ó, o primeiro totalmente informatizado do país, marcou nesta sexta-feira (13/8), a comemoração a seu terceiro aniversário. 
    O evento celebrou também os 430 anos de existência do bairro da Freguesia do Ó e o mês do advogado, comemorado em agosto.
    Pedro Luiz Napolitano, presidente da Subseção Lapa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) lembrou do empenho de todos que lutaram para que a instalação do primeiro fórum digital do Brasil fosse possível. “É muito gratificante e honroso fazer parte desta comunidade.”
    A juíza diretora do fórum, Teresa Cristina Castrucci Tambasco Antunes, falou sobre a importância da arte na vida social das pessoas. Segundo a magistrada, “a arte constitui-se na manifestação mais antiga de que se tem registro na história da humanidade”.
    Teresa Cristina citou ainda o contraste entre a tecnologia do processo eletrônico digital e a arte, ao comparar o cotidiano do fórum com a exposição das obras nas dependências do prédio.
    Alguns artistas estavam presentes à solenidade, como Josimar Santos Silva, conhecido como “o artesão dos pneus”, que ressaltou a importância em fazer parte da exposição como reconhecimento pelo seu trabalho.
    A mostra se tornou possível graças a um acordo entre o Judiciário e a subprefeitura da Freguesia do Ó/ Brasilândia. Segundo Rubens Morais, supervisor de cultura da subprefeitura, a exposição é importante para divulgar o trabalho dos artistas da região. “O grande objetivo desta mostra é difundir a arte da região e mostrar para a população que há artistas no meio da nossa comunidade”.
    A exposição ficará aberta ao público até 19 de agosto, das 12h30 às 19h, nos dias úteis. O endereço do fórum é rua Tomás Ramos Jordão, 101- Freguesia do Ó- São Paulo.

    O prédio
    Com área de 3,9 mil m², a construção ocupa uma parte das instalações do Convento do Instituto de Educação e Assistência Santa Lúcia Filippini. O espaço serviu como alojamento para noviças até o ano de 1970.
    O fórum tem quatro varas cíveis e três de família e sucessões, que juntas, abrigam 41 mil processos em andamento. Os 130 funcionários que trabalham no local atendem, em média, 400 pessoas todos os dias. 
    Todos os servidores foram capacitados para operar os equipamentos de forma a dispensar o uso do papel, uma vez que não há prateleiras ou salas de audiência para guardar processos. 
    O trâmite processual é feito via internet e pela rede do TJSP. Caso o advogado ou parte leve algum documento impresso para ser anexado ao processo, ele é escaneado e o original devolvido.

 

Assessoria de Imprensa TJSP – AM (texto) / LV (fotos)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP