Comunicação Social

Notícia

Magistrado dá aula de cidadania em escola de Guarulhos

        O juiz da 6ª Vara Cível e diretor do Fórum de Guarulhos, Régis de Castilho Barbosa Filho, esteve nesta sexta-feira (27/8), na Escola Estadual Alberto Bacan para dar continuidade ao projeto “Cidadania e Justiça também se aprendem na escola”.
        Pelo projeto, juízes percorrem voluntariamente as instituições de ensino levando informações sobre o funcionamento do Poder Judiciário e dando aos alunos noções de cidadania.
        Os cerca de 2 mil alunos da escola receberam previamente a Cartilha da Justiça em quadrinhos e realizaram trabalhos em sala de aula. De acordo com a vice-diretora da instituição, Maria Railda Pereira de Santana, “a escola vive hoje um dia de festa: acontece simultaneamente o ‘Dia do Agito’ - data com programação diferenciada, com várias atividades culturais”, informou Maria Railda.
       A cartilha tem formato de gibi e apresenta personagens que ilustram variadas situações e passatempos, que além de divertirem, fixam o conteúdo das informações. 
       O Fórum de Guarulhos possui 600 mil processos em andamento, sendo que, em média, 300 novos processos dão entrada todos os meses, somente na 6ª Vara Cível, conforme informou o juiz durante a palestra. “A educação é a grande opção, um meio de dar oportunidade a todos. Somente por meio do conhecimento é que se pode pleitear seus direitos”, concluiu o magistrado.
        O projeto é uma realização da Associação dos Magistrados Brasileiros e do Tribunal de Justiça de São Paulo. O programa surgiu da constatação de que a maior parte da população desconhece o funcionamento da Justiça brasileira. O objetivo é conscientizar professores e alunos sobre seus direitos e deveres e mostrar como exercê-los. 
        Os participantes do encontro serão os multiplicadores do conhecimento, já que terão a oportunidade de repassar o que aprenderam para os demais alunos, familiares e amigos.

 Assessoria de Imprensa TJSP – HS (Texto) / LV (Fotos)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP