Comunicação Social

Notícia

Corregedoria Nacional de Justiça inicia trabalhos de inspeção ordinária no TJSP

Equipe visitará 108 unidades ao longo da semana.

 

    A Corregedoria Nacional de Justiça iniciou, hoje (7), inspeção ordinária no Tribunal de Justiça de São Paulo, conforme Portaria CNJ nº 8/22. A abertura dos trabalhos, na manhã desta segunda-feira, no Salão Nobre Ministro Costa Manso, no Palácio da Justiça, contou com a presença da corregedora nacional, ministra Maria Thereza de Assis Moura, e do presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do Tribunal no YouTube. As atividades seguem até a próxima sexta-feira (11), com inspeção em unidades judiciais (1º e 2º Graus) e administrativas do estado, bem como atendimento ao público interessado.

    “Temos um calendário de visitas a todos os tribunais do Brasil, o que se faz normalmente no período de dois anos de mandato, para que possamos conhecer a realidade de cada estado, as boas práticas e, eventualmente, propor recomendações e determinações no que diz respeito ao andamento normal dos trabalhos”, afirmou a ministra Maria Thereza de Assis Moura, que não vê aspecto corretivo nessas inspeções. A magistrada agradeceu a receptividade de São Paulo, o apoio do presidente Ricardo Anafe e demais integrantes do Tribunal paulista e, especialmente, o trabalho da equipe do CNJ, nomeando todos os magistrados e servidores que a compõe.

    A inspeção ordinária será coordenada pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, Luiz Fernando Tomasi Keppen. O grupo, que visitará 108 unidades durante a semana, é composto por mais dois desembargadores – Denise Oliveira César (TJRS) e Octávio Campos Fischer (TJPR) –, sete juízes e 16 servidores. O desembargador coordenador detalhou a agenda de trabalhos e falou sobre a grandeza do TJSP e sua importância para o país. “O Tribunal de São Paulo presta relevantes serviços não só ao promover a Justiça, mas ao patrocinar o desenvolvimento deste estado, que é o grande motor da economia nacional.”

    O presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, destacou o profissionalismo da ministra e do desembargador. “Uma honra receber a visita da ministra Maria Thereza, que tem sido uma corregedora nacional notável, uma profissional muito preparada, cônscia de suas obrigações e seus deveres. Sempre muito acessível a todos, se permite ouvir e dar exatamente a sua ideia de como pensa.” Sobre o desembargador Luiz Fernando Keppen, “foi conselheiro do CNJ, sempre muito preocupado com as justiças estaduais. Tem uma visão profunda das esferas administrativa e jurisdicional”.

    Ao encerrar a solenidade, o presidente falou sobre os trabalhos de inspeção realizados no final ano passado na área extrajudicial da Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo, período em que exercia o cargo de corregedor. “Como a ministra disse, o foco foi o aperfeiçoamento dos trabalhos da CGJ. Isso é muito importante e esta inspeção, não tenho dúvida, também será pelo aperfeiçoamento dos trabalhos judiciais e administrativos no TJSP,”

    Além da corregedora nacional, do presidente TJSP e do desembargador coordenador da inspeção, também compuseram a mesa de honra os desembargadores Guilherme Gonçalves Strenger (vice-presidente do TJSP), Fernando Antonio Torres Garcia (corregedor-geral da Justiça paulista), Denise Oliveira César (TJRS) e Octávio Campos Fischer (TJPR); o defensor-público geral de São Paulo em exercício, Rafael Pitanga Guedes; e o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Leonardo Sica. Prestigiaram o evento presencialmente os desembargadores José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino (decano); os presidentes das Seções  Artur César Beretta da Silveira (Direito Privado), Wanderley José Federighi (Direito Público) e Francisco José Galvão Bruno (Direito Criminal); o diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador José Maria Câmara Júnior; juízes assessores e servidores do Tribunal, além das pessoas que acompanharam a cerimônia pelo YouTube.

    A equipe do Conselho Nacional de Justiça é integrada pelos juízes federais Adriana Franco Mello Machado, Daniel Marchionatti Barbosa, Gustavo Pontes Mazzocchi e Rafael Leite Paulo; os juízes estaduais Emerson Luis Pereira Cajango, Lizando Garcia Gomes Filho e Thiago Colnago Cabral; e os servidores Anne Giselle Marques, Cássia de Almeida, Carolina Vogel, Daniel Ferreira, Jordana Lima, Larissa Segura, Letícia Ourives, Marcos Vinícius Nascimento, Mônica Moreira, Rhaoni Aragão, Rodrigo Rocha e Thiago Vieira.

    Mais fotos no Flickr.

    Comunicação Social TJSP – CA (texto) / KS, PS e RO (fotos)

    imprensatj@tjsp.jus.br

 

    Siga o TJSP nas redes sociais:

    www.facebook.com/tjspoficial

    www.twitter.com/tjspoficial

    www.youtube.com/tjspoficial    

    www.flickr.com/tjsp_oficial

    www.instagram.com/tjspoficial


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP