Comunicação Social

Notícia

Desembargador Jeferson Moreira de Carvalho recebe homenagens antes da aposentadoria

Trajetória de 37 anos na Magistratura.

    O desembargador Jeferson Moreira de Carvalho foi homenageado, hoje (30), na sessão da 9ª Câmara de Direito Público, pela aposentadoria e pelos 37 anos de dedicação ao Poder Judiciário. “Por meio de sentenças e votos, sinto que colaborei com a paz social”, afirmou ele. “Sinto-me uma pessoa melhor por ter aprendido com todos vocês. Saio com o sentimento de dever cumprido.”
    Ao iniciar a sessão, o presidente do Quarto Grupo de Câmaras de Direito Público e também da 9ª Câmara Direito Público, desembargador Décio de Moura Notarangeli, convidou o desembargador Carlos Eduardo Pachi para falar em nome do colegiado. Ele externou sentimentos de ”alegria e tristeza ao mesmo tempo”, relembrando momentos dos quase 40 anos de amizade com o homenageado. “Pessoa de cultura jurídica enorme, constitucionalista de primeira e também com vasto conhecimento de Eleitoral. Sinto-me abençoado por ter ao meu lado alguém como o desembargador Jeferson Moreira de Carvalho, que, além dos atributos profissionais, é uma pessoa do bem, das mais calmas, tranquilas e ponderadas que conheci na minha vida”, afirmou Carlos Eduardo Pachi.
    O presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, prestigiou a homenagem e definiu Moreira de Carvalho como “excelente pessoa e profissional”. “Neste momento, há um sentimento de perda pelo grande profissional que conhecemos. Foi alguém que combateu o bom combate e cumpriu o dever com galhardia. Seja muito feliz, meu amigo. O Tribunal estará sempre de portas abertas”, declarou.
    O corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, enalteceu o colega. “Chega o momento em que temos que abandonar a toga e nos dedicar à família. Saiba que estaremos sempre aqui para recebê-lo”, disse.
    O presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Francisco José Galvão Bruno, exaltou a amizade e o profissionalismo do homenageado. “Impossível não gostar do desembargador Moreira de Carvalho. Desejo a ele toda felicidade ao lado da família e que jamais se esqueça dos amigos, principalmente dos que trabalharam com ele, como foi meu caso. Que tenha uma aposentadoria muito profícua”, desejou.
    Em nome do Ministério Público de São Paulo, a procuradora de Justiça Maria Fátima Vaqueiro Ramalho Leyser manifestou sua admiração pelo desembargador, com quem trabalha há muitos anos. “Sucesso nessa nova empreitada; que possa aproveitar e colher os bons frutos que plantou nos anos de judicatura”, falou.
    Muitos amigos magistrados também se fizeram presentes. O desembargador Leonel Carlos da Costa afirmou atestar “a veracidade de todos os testemunhos colocados”. Colega de Câmara, o desembargador Oswaldo Luiz Palu destacou a “lhaneza, alegria e sinceridade” do colega. O magistrado Antonio Celso Campos de Oliveira Faria definiu o homenageado como pessoa “positiva e generosa”.
    Para o diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM), desembargador José Maria Câmara Júnior, Moreira de Carvalho “carrega em seu olhar tranquilidade, possui espírito de paz e conciliação. É um cuidador de pessoas. Por ele tenho eterna gratidão”.
    O desembargador Carlos Otavio Bandeira Lins expressou honra em conviver com o colega e por aprender por meio de votos e obras que o amigo escreveu. “É uma pessoa realmente especial”, disse o desembargador José Percival Albano Nogueira Júnior, enquanto o desembargador Dimas Borelli Thomaz Júnior falou em “colega queridíssimo” e enviou um “carinhoso abraço e um forte desejo de que tenha ainda mais sucesso na nova trajetória”.
    Presidente do Sexto Grupo de Câmaras de Direito Privado e da 12ª Câmara de Direito Privado, o desembargador José Jacob Valente desejou “muita alegria nessa nova fase de vida”. “Admiro muito sua carreira e sua pessoa. Faço consignar que todos os integrantes da 12ª Câmara de Direito Privado pedem que sejam transmitidos cumprimentos”, falou.
    “Deixo aqui minha amizade e meu apreço”, disse a desembargadora Flora Maria Nesi Tossi Silva, enquanto o desembargador José Jarbas de Aguiar Gomes, ao se despedir, deixou a mensagem: “Continue debruçado na janela da vida”. Também o desembargador Ricardo Cintra Torres de Carvalho mandou cumprimentos: “Felicidades nessa estrada que continua e vai se abrindo”.
    O desembargador Décio de Moura Notarangeli, rememorou os “muitos anos de judicatura e dedicação completa” do colega. “Jeferson Moreira de Carvalho está se despedindo da plataforma profissional e tomando o trem que segue em direção à outra vida, com mais dedicação pessoal, à família e aos estudos. A aposentadoria não é uma porta que se fecha, mas uma porta que se abre”, frisou.
    Para encerrar, Moreira de Carvalho agradeceu e refletiu sobre a aposentadoria. “É um momento muito difícil e tornou-se ainda mais difícil nesta sessão”, disse. “Aprendi muito na Magistratura e construí amizades com pessoas de diversas áreas”, falou, com destaque aos colegas de Câmara e à equipe de Gabinete. Ele afirmou que manterá seu perfil de magistrado. “Muitos de nós possuem mais tempo como juiz do que como não juiz e esse perfil permanecerá em mim, também como forma de respeito ao Judiciário.”
    Prestigiaram a solenidade os desembargadores Luiz Antonio Silva Costa, Sidney Romano dos Reis, Cláudio Hamilton Barbosa, César Mecchi Morales, Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia, Luiz Sérgio Fernandes de Souza, Carlos Dias Motta e Djalma Rubens Lofrano Filho; o colega de Câmara do homenageado, juiz substituto em segundo grau José da Ponte Neto; a juíza substituta em segundo grau Adriana Borges de Carvalho; as filhas do homenageado, Ligia Carvalho Terry, Luiza Valente Carvalho e Maria Natalia Carvalho Watanabe; servidores; e advogados.

    Jeferson Moreira de Carvalho - Nasceu em Taubaté, em 1956. Graduou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de Taubaté, turma de 1979. Ingressou na Magistratura em 1985, nomeado juiz substituto da 19ª Circunscrição Judiciária, com sede em Sorocaba. Atuou nas comarcas de São José dos Campos, Taubaté, São Bento do Sapucaí, Cruzeiro e Mogi das Cruzes. Em 1996, foi promovido à Vara da Infância e da Juventude do Foro Regional de São Miguel Paulista e, em 2005, removido ao cargo de juiz substituto em 2º grau. Atuou como juiz suplente e juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo no biênio 2009/2011. Foi promovido ao cargo de desembargador em 2011.

    Comunicação Social TJSP – SB (texto) / KS (fotos)

    imprensatj@tjsp.jus.br

    Siga o TJSP nas redes sociais:
    www.facebook.com/tjspoficial
    www.twitter.com/tjspoficial
    www.youtube.com/tjspoficial
    www.flickr.com/tjsp_oficial
    www.instagram.com/tjspoficial
    www.linkedin.com/company/tjesp/


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP