Comunicação Social

Notícia

Desembargador Luiz Antonio Cerqueira Leite é homenageado antes da aposentadoria

Foram 41 anos de Magistratura.
 
    O desembargador Luiz Antonio Cerqueira Leite recebeu, hoje (20), homenagens de colegas e a presença de familiares no Palácio da Justiça em razão de sua aposentadoria. Integrante da 12ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, exerceu a Magistratura por 41 anos.
    Dando início à sessão, que coincidiu com a data do aniversário do homenageado, o presidente do 6º Grupo de Câmaras e da 12ª Câmara de Direito Privado, desembargador José Jacob Valente, falou que sempre foi uma honra trabalhar com o colega Cerqueira Leite. “Gostaria de ressaltar a seriedade do trabalho exercido. Por anos a fio, trabalhamos em conjunto nessa Câmara, tendo conosco integrantes do mais alto nível jurídico”, disse, passando a palavra ao presidente do TJSP.
    “Juiz fantástico”, definiu o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ricardo Mair Anafe. “Exemplo de magistrado, dedicado aos processos, de caráter impecável. É uma satisfação e honra imensa para o Tribunal ter tido nos seus quadros, por 41 anos, o desembargador Luiz Antonio Cerqueira Leite”, completou. O presidente destacou que se trata de uma sessão de sentimentos antagônicos: “É um dia muito feliz, depois de tantos anos de cumprimento do dever, mas também há um sentimento de perda para o Tribunal. Receba de todos do Conselho Superior da Magistratura um grande abraço e nossos votos de felicidade. O Poder Judiciário deve muito a você”.
    A desembargadora Sandra Maria Galhardo Esteves fez questão de deixar algumas palavras de agradecimento. “Aprendi muito com ele. Tenho admiração e respeito pelo desembargador Luiz Antonio Cerqueira Leite, que viveu para a Magistratura. De acordo com o desembargador Antonio Mário de Castro Figliolia, fica a relação de amizade, fraternidade e respeito construída ao longo dos anos. “A forma de trabalhar do desembargador sempre foi de muita preocupação com o processo e com o jurisdicionado, isso é um exemplo para todos nós”, concluiu. “Como juiz de primeiro grau, eu já era admirador do trabalho de Vossa Excelência e aqui, há um ano, ratifico minha posição”, declarou o magistrado Alexandre David Malfatti, ressaltando a firmeza e a coerência do homenageado.
    Representando a 11ª Câmara Direito Privado, o desembargador Gilberto Pinto dos Santos refletiu sobre o momento de despedida. “Já vivi mais tempo como juiz do que como não juiz. A nossa vida é o Tribunal, mas tudo tem seu momento”, ponderou. “Tenho que certeza que a aposentadoria será um bom tempo, como foi o tempo na Magistratura. Sinto-me honrado em tê-lo como colega, juiz dedicado e competente. É uma alegria ter alguém assim, que engradece a Magistratura”, disse.
    Também prestigiaram a solenidade o vice-presidente do TJSP, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Artur César Beretta da Silveira; o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Wanderley José Federighi; a esposa do homenageado, Suzan Leandrini Leite, os filhos Bárbara Heliodora Leandrini Leite e Caio Mário Leandrini Leite, a nora Liz Angela Rocha e o genro Diego Viana de Assis; a equipe de gabinete; e outros servidores do TJSP.
 
    Trajetória – Luiz Antonio Cerqueira Leite nasceu em São Paulo, em 1952. Graduou-se pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, turma de 1977. Ingressou na Magistratura em 1981, quando foi nomeado juiz substituto da 68ª Circunscrição Judiciária, com sede em Pindamonhangaba. Atuou nas comarcas de Mauá, Santo André, José Bonifácio, Registro e Guarulhos. Foi removido ao cargo de juiz auxiliar da Comarca de São Paulo em 1985. Em 1990, foi promovido para a 3ª Vara Cível do Foro Regional de São Miguel Paulista e, em 1993, removido para a 17ª Vara Cível Central. Foi removido ao cargo de juiz substituto em 2º grau em 1994. Em 2002, foi promovido pelo critério de merecimento a juiz do 1º Tribunal de Alçada Civil do Estado de São Paulo. Chegou ao cargo de desembargador em 2005. 
 
    Comunicação Social TJSP – SB (texto) / PS (fotos)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP