Comunicação Social

Notícia

Coordenador do Comitê Gestor de Justiça Restaurativa do CNJ é recebido no TJSP

Conselheiro conheceu projetos de JR do Tribunal.

O Grupo Gestor de Justiça Restaurativa/Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo recebeu, ontem (25), a visita do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, que assumiu recentemente a coordenação do Comitê Gestor de Justiça Restaurativa do CNJ. O presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, e o corregedor-geral da Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, prestigiaram o encontro.
O conselheiro do CNJ veio conhecer a política de Justiça Restaurativa do TJSP, que estabeleceu parcerias com o sistema de educação e escolas, buscando boas experiências para replicar em âmbito nacional. Os integrantes do Grupo Gestor de JR do TJSP e representantes dos Núcleos de JR de Campinas, Laranjal Paulista e Santos apresentaram ao ministro a metodologia de instauração de projetos de JR em parceria com as escolas e algumas iniciativas com resultados exitosos. Uma delas foi a implantação nas escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Santos, que reduziu em 85% os casos de agressão, bullying e outros conflitos escolares. Também foram apresentadas as ações das Varas Especiais da Infância e da Juventude da Capital em conjunto com a Diretoria Regional de Ensino Centro-Sul, bem como dos Núcleos de JR de Campinas e Laranjal Paulista com escolas locais.
O coordenador e o vice-coordenador da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJSP e do Grupo Gestor de JR do TJSP, desembargadores Reinaldo Cintra Torres de Carvalho e Ademir de Carvalho Benedito, realizaram a abertura da reunião e participaram ativamente do encontro. “A metodologia de implantação dos projetos de JR nas escolas convida as unidades de ensino a uma parceria com os núcleos de JR das comarcas para construção de uma nova forma de convivência no ambiente escolar, pautada pela cultura de paz, buscando a transformação de conflitos de uma forma dialógica e pacífica”, esclareceu Reinaldo Cintra.
Também participaram do encontro a juíza federal Katia Roncada; os integrantes do Grupo Gestor de JR do TJSP, juízes Egberto de Almeida Penido, Eliane Cristina Cinto, Marcelo Nalesso Salmaso e Vanessa Vaitekunas Zapater; a supervisora e coordenadora pedagógica do serviço de JR do TJSP, Andrea Svicero; e integrantes do serviço de JR do TJSP.

Comunicação Social TJSP – DM (texto) / PS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br

Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP