Comunicação Social

Notícia

Tribunal atribui denominação “Doutor Flávio Cleto Giovanni Trombetti” ao Fórum Cível de Guarulhos

Presidente se reuniu com juízes da Comarca.

 

    O Fórum Cível de Guarulhos recebeu na sexta-feira (27) a denominação “Dr. Flávio Cleto Giovanni Trombetti” em homenagem ao magistrado que ingressou na carreira em 1956, como juiz substituto da 44ª Circunscrição Judiciária – Guarulhos, e se aposentou em 1977. A atribuição do nome foi aprovada pelo Órgão Especial do TJSP no ano passado, após proposta da 7ª Subseção de Guarulhos da Ordem dos Advogados do Brasil. A solenidade contou com a presença do presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, familiares e amigos do homenageado, muitos magistrados, advogados, integrantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, professores e servidores da Justiça.

    O juiz diretor do fórum, Ricardo Felício Scaff, apresentou o currículo do patrono e destacou sua trajetória na cidade. “Trabalhou como juiz substituto em Guarulhos e Ribeirão Preto, ocasião em que se tornou juiz titular nas comarcas de Iguape (1959), Getulina (1963), Taquaritinga (1965), Guarulhos (1966) e 7ª Vara Criminal na Capital (1969), onde se aposentou como juiz titular. Constituiu família em Guarulhos, casou-se com a saudosa Helena Bernardes Trombetti, e que dessa união adveio o nascimento dos filhos Fabio e Flavio, ambos advogados militantes na comarca.  Foi membro fundador ativo e participante da Academia Guarulhense de Letras, tendo sido presidente dessa entidade nos anos de 2000 e 2001. Atuou na carreira docente, ocasião em que foi diretor do curso de Direito das Faculdade Integradas FIG/Unimesp no final dos anos 80”, contou o magistrado.

    Após o discurso, os filhos do homenageado, ao lado do presidente e do diretor do fórum, descerraram a placa alusiva ao nome do patrono, bem como seu retrato, que ficará exposto na entrada do prédio. Em seguida, o desembargador Ricardo Anafe recebeu dos integrantes do Fórum de Guarulhos uma placa de agradecimento, entregue pelo juiz Ricardo Scaff.

    Proponente da homenagem, o advogado e ex-presidente da OAB-Guarulhos Eduardo Ferrari Geraldes falou em nome da instituição. Para ele, a data ficará marcada como um dia especial para a Advocacia, pois Flávio Trombetti atuou como advogado antes de ingressar na Magistratura e, também, depois da aposentadoria. “Ecoa nos corredores dos fóruns o cidadão sensível que foi o homenageado. Temos a necessidade de eternizar aquele que fez algo por alguém e ele fez muito por nossa cidade.”

    O filho do homenageado, Fabio Marcos Bernardes Trombetti, discursou em nome da família. Contou aos presentes um pouco sobre o convívio familiar, sobre a personalidade carinhosa do pai, sobre seus ensinamentos e sua fascinação pelos livros. “O que falo seria ousadia de filho, se fosse dito apenas por mim. Mas todos que o conheceram dizem a mesma coisa. Ele era como a luz do sol, que acalenta, que ilumina. E hoje vive na morada mais especial: nossos corações”, disse.

    O prefeito de Guarulhos, Gustavo Henrique Costa, também compareceu ao evento e parabenizou o TJSP pela justa homenagem. “Dr. Flávio foi uma pessoa que também escreveu a história da cidade. Esse fórum fica mais engrandecido ao receber seu nome”, ressaltou.

    Último a discursar, o presidente Ricardo Anafe contou que os nomes dos patronos dos fóruns são sugeridos para a Comissão de Honrarias do TJSP e que a proposta também passa pelo Conselho Superior da Magistratura e pelo Órgão Especial. “Conheci a história do juiz Flávio Trombetti nessa ocasião e soube que ele sempre foi um homem muito respeitado. É importante que a imagem do Poder Judiciário esteja ligada a um juiz admirado, como o nosso homenageado”, destacou. Ele também parabenizou Fábio Trombetti pelo discurso: “É sempre muito bom ouvir um filho falar do pai com tanto respeito e carinho e hoje soubemos que Flávio Trombetti não foi apenas um grande juiz, mas, também, um grande pai”.

    Prestigiaram a solenidade o juiz assessor do Gabinete Civil da Presidência Fausto José Martins Seabra; a juíza diretora do fórum de Mogi das Cruzes, Ana Carmem de Souza Silva; o coordenador-adjunto da 43ª Circunscrição Judiciária – Casa Branca, juiz substituto em 2º grau João Batista de Mello Paula Lima; o comandante do CPA/M 7, coronel PM Edmilson Colonello; o integrante do Conselho Permanente de Justiça da 4ª auditoria do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, tenente-coronel PM Douglas Shoichi Sano; o comandante do 15º BPM/M, tenente-coronel PM Shesterson Campos; o comandante da 1ª Cia do 15º BPM/M, capitão PM Gabriel Ziviani Cassetari; o delegado de polícia seccional de Guarulhos, José Aparecido Sanches Severo; o inspetor-chefe da Guarda Civil do Município de Guarulhos, Francisco Borotta da Silva; o integrante da Comissão de Segurança Pessoal e de Defesa das Prerrogativas dos Magistrados do TJSP, coronel Antonio Augusto Neves;  o secretário da Justiça do Município de Guarulhos, Airton Trevisan;  a coordenadora do Curso de Direito do Centro Universitário Metropolitano de São Paulo, Ossana Chememiam Tolmajian; o presidente da Academia Guarulhense de Letras, Valdir Carleto; familiares e amigos do homenageado, magistrados, integrantes do Ministério Público, defensores públicos, advogados, representantes civis e militares e servidores da Justiça.

 

    Reunião de trabalho

    Antes da solenidade, o presidente Ricardo Anafe esteve com os magistrados da comarca para reunião de trabalho. A Presidência tem realizado encontros com os juízes do Estado para apresentar informações sobre a gestão da Corte paulista e conhecer um pouco mais sobre as atividades e dificuldades das diferentes localidades. Em maio já aconteceram reuniões com os juízes diretores dos fóruns da 1ª e da 4ª Regiões Administrativas Judiciárias – Grande São Paulo e Campinas, respectivamente.

    O juiz diretor do fórum de Guarulhos, Ricardo Scaff, apresentou alguns dados da comarca e destacou o trabalho dos magistrados e servidores. “Guarulhos tem uma distribuição de processos alta, mas temos juízes e servidores operosos”. Ele também falou sobre os benefícios com a inauguração do novo prédio, em dezembro de 2019. “Essa mudança foi benéfica para a população, porque eram sete edifícios distantes. Conseguimos oferecer condições dignas de atendimento e de trabalho. Foi um grande avanço para a nossa comarca”, afirmou.

    O presidente conversou com os magistrados e, entre os assuntos, tratou do andamento dos concursos, dos sistemas informatizados do TJSP e do recolhimento das custas processuais. Informou sobre as próximas etapas do concurso de escrevente para a 1ª RAJ e disse que a expectativa é iniciar em breve as primeiras nomeações. Também falou sobre as melhorias no Sistema de Automação da Justiça e sobre os investimentos em Tecnologia da Informação. “No Poder Judiciário nada é mais importante do que a Primeira Instância. São vocês que têm o contato direto com a parte e o Tribunal tem a obrigação de oferecer instrumentos para a melhor jurisdição, em termos quantitativos e qualitativos”, ressaltou.

    Após a solenidade, o desembargador visitou o cartório do Anexo Fiscal, onde conversou com servidores e juízes e recebeu uma lembrança entregue pela juíza Patrícia Cotrim Valério em nome de toda a equipe. “Tenho orgulho imenso dos nossos magistrados e servidores. O exercício da Presidência do Tribunal de Justiça é, antes de qualquer coisa, a consciência do tamanho do Tribunal, de sua grandeza. E essa grandeza está fundada em dois pilares: seus juízes e servidores. Muitíssimo obrigado”, disse o presidente.

    Também participaram da reunião com o presidente o juiz substituto em 2º grau João Batista de Mello Paula Lima (coordenador-adjunto da 43ª Circunscrição Judiciária – Casa Branca) e os juízes Adriana Porto Mendes (3ª Vara Cível), Ana Carolina Miranda de Oliveira (auxiliar), Ana Paula Macéa Ortigosa (3ª Vara do Juizado Especial Cível), Artur Pessôa de Melo Morais (auxiliar), Beatriz de Souza Cabezas (4ª Vara Cível), Caroline Quadros da Silveira Pereira (auxiliar), Celia Magali Milani Perini (5ª Vara da Família e das Sucessões), Clávio Kenji Adati (Vara do Juizado Especial Criminal), Domicio Whately Pacheco e Silva (7ª Vara Cível), Gilberto Azevedo de Moraes Costa (6ª Vara Criminal), Glaucio Roberto Brittes de Araujo (4ª Vara Criminal), Ivan Nagamori de Souza (1ª Vara do Juizado Especial Cível), Larissa Boni Valieris (auxiliar), Luiz Gustavo de Oliveira Martins Pereira (8ª Vara Cível), Mirian Keiko Sanches Macedo (1ª Vara Criminal), Natália Schier Hinckel (auxiliar), Patricia Cotrim Valério (auxiliar), Patricia Soares de Albuquerque (4ª Vara da Família e das Sucessões), Priscila Devechi Ferraz Maia (5ª Vara Criminal), Rafael Carvalho de Sá Roriz (Vara do Júri), Renata Scudeler Negrato (1ª Vara da Família e das Sucessões), Renata Vergara Emmerich de Souza (auxiliar), Silvia Toop Sena Rebouças (2ª Vara da Família e das Sucessões) e Vera Lúcia Calviño de Campos (2ª Vara do Juizado Especial Cível). Também estavam presentes o juiz assessor do Gabinete Civil da Presidência Fausto José Martins Seabra e o integrante da Comissão de Segurança Pessoal e de Defesa das Prerrogativas dos Magistrados do TJSP, coronel Antonio Augusto Neves.

 

    Mais fotos no Flickr.

    Comunicação Social TJSP – CA (texto) / KS (fotos)

    imprensatj@tjsp.jus.br

 

    Siga o TJSP nas redes sociais: 
    www.facebook.com/tjspoficial
    www.twitter.com/tjspoficial
    www.youtube.com/tjspoficial
    www.flickr.com/tjsp_oficial
    www.instagram.com/tjspoficial
    www.linkedin.com/company/tjesp/


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP