Comunicação Social

Notícia

TJSP sedia abertura da 69ª Assembleia Anual da Federação Latino-Americana de Magistrados

Representantes de 20 países reunidos no Palácio da Justiça.

    O Tribunal de Justiça de São Paulo sediou, na manhã desta segunda-feira (30), a cerimônia de abertura da 69ª Assembleia Anual da Federação Latino-Americana de Magistrados (Flam), bem como a reunião do Grupo Iberoamericano da União Internacional de Magistrados (UIM). O evento aconteceu no Salão do Júri do Palácio da Justiça, sede do Poder Judiciário paulista, e reuniu representantes da Magistratura de 20 nações ibero-americanas.
    “É uma honra para este Tribunal receber pessoas de outros países, que trazem novas ideias, novos conceitos”, afirmou o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ricardo Mair Anafe, na abertura dos trabalhos.
    Em seguida, a secretária-geral da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Julianne Freire Marques, representando a presidente Renata Gil, falou da relevância do trabalho das entidades. “É muito importante essa união para o fortalecimento do Poder Judiciário em todos os países. É bom sabermos que estamos juntos e podemos contar uns com os outros”, disse.
    A presidente da Apamagis, juíza Vanessa Ribeiro Mateus, falou da alegria em sediar o evento no Brasil. “Temos absoluta consciência da importância dessa assembleia realizada em nosso país. O que nós precisamos fortalecer é a sensação de pertencimento ao Poder Judiciário, cada um na sua língua e na sua pátria, mas compartilhando de um mesmo ideal, que é a defesa do Estado Democrático de Direito. Nós não temos só uma profissão, temos uma missão. Quando assumimos o cargo no Judiciário, estamos assumindo uma missão de transformação”, discursou.
    O secretário-geral da UIM, juiz Giacomo Oberto, lembrou que o Brasil, junto com a Áustria, é o país que hospedou maior número de reuniões anuais mundiais da UIM. “Assim, o Brasil é um lugar fundamental para nossa organização”, frisou, contando que os últimos anos foram de intenso trabalho, com situações difíceis e delicadas ao redor do mundo. “O que queremos aqui é valorizar a riqueza e a variedade das experiências locais. Todos sabemos que a luta pela independência do Judiciário é um assunto mundial”, completou.
    Presidente da Flam, vice-presidente da UIM e 1º vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), o desembargador do TJSP Walter Rocha Barone falou da satisfação em realizar a cerimônia “no histórico Palácio de Justiça de São Paulo”. “É com muita alegria que realizamos a abertura da assembleia de forma presencial após dois anos de pandemia”, declarou, relembrando fatos recentes de ataques enfrentados pelo Poder Judiciário durante a Covid-19, especialmente em países de governos mais autoritários. “Isso demonstra a importância e a atualidade dos objetivos buscados pela Flam”, afirmou.
    Entre os presentes, estavam o vice-presidente do TJSP, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Artur César Beretta da Silveira; o diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM), desembargador José Maria Câmara Júnior; o cônsul-geral do México em São Paulo e ex-presidente da Flam, Raul Bolaños Cacho Guzman; o presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (Afpesp), desembargador Artur Marques da Silva Filho; desembargadores ex-presidentes da Apamagis: Roque Antonio Mesquita de Oliveira, Henrique Nelson Calandra e Regis Fernandes de Oliveira; a secretária-geral do Conselho da Apamagis, desembargadora Marcia Regina Dalla Déa Barone; a presidente do Instituto Paulista de Magistrados (Ipam), juíza Ana Maria Brugin; o presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil - Seção São Paulo (IEPTB-SP), José Carlos Alves; os desembargadores Luiz Augusto de Salles Vieira, Flora Maria Nesi Tossi Silva e Lidia Maria Andrade Conceição; e a juíza Teresa de Almeida Ribeiro Magalhães.

    Comunicação Social TJSP – SB (texto) / KS (fotos)

    imprensatj@tjsp.jus.br

    Siga o TJSP nas redes sociais:
    www.facebook.com/tjspoficial
    www.twitter.com/tjspoficial
    www.youtube.com/tjspoficial
    www.flickr.com/tjsp_oficial
    www.instagram.com/tjspoficial
    www.linkedin.com/company/tjesp


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP