Comunicação Social

Notícia

Retrato do desembargador Artur Marques da Silva Filho é inaugurado na galeria de vice-presidentes do TJSP

Magistrado ocupou cargo no biênio 2018/2019.

 

    A carreira e as contribuições do desembargador Artur Marques da Silva Filho ao Judiciário paulista foram o tema da cerimônia de inauguração de seu retrato na Galeria da Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo. Representantes de instituições, magistrados e servidores prestigiaram a solenidade realizada na sexta-feira (4), no Palácio da Justiça, e saudaram o vice-presidente no biênio 2018/2019 e atual presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (Afpesp).

    “É um dia de imensa satisfação porque estamos perpetuando a imagem de uma pessoa que dedicou grande parte de sua vida ao Poder Judiciário. É fundamental que haja renovação, mas também é extremamente importante que haja memória, reconhecimento e consideração”, afirmou o atual vice-presidente do TJSP, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger, ao abrir a cerimônia.

    O desembargador Luis Soares de Mello, vice-presidente do TJSP no biênio 2020/2021, foi o orador da solenidade. Discorreu sobre a trajetória do homenageado no Tribunal e, também, na área associativa – Artur Marques foi presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) –, continuamente deixando sua marca de profissionalismo e excelência. “É homem que sempre deu tudo de si para a Instituição, para os colegas, para a Associação. Atende a todos, sempre com muito afeto e atenção, e sempre se mostra disposto a solucionar quaisquer situações que se lhe ponham às mãos. Simpático, afetuoso, educado e determinado, não mede esforços para cumprir qualquer demanda que se lhe apresente”, declarou. “Nada mais justo, portanto, que um homem dessa grandeza e com os predicados que tem, faça parte efetiva e fotografada da história de nossa amada Corte, tanto em corredor da Presidência de Direito Privado, lá já fincada anteriormente, como agora neste da Vice-Presidência”, disse.

    Ao tomar a palavra, Artur Marques se disse comovido e honrado pelos testemunhos dos oradores e pela presença dos amigos na cerimônia. Iniciou sua fala reverenciando a família e, especialmente, a esposa Antonieta Marques da Silva. “A Nieta sempre foi e é a minha direção e a minha fortaleza nestes mais de 40 anos.” Ele, descendente de colonos italianos que trabalhavam na cafeicultura, contou um pouco de sua história, desde a criação no interior até os mais elevados cargos do Judiciário paulista. Definiu-se como “um caboclo do sertão: simples, altruísta e esperançoso”, que iniciou a vida profissional na Polícia Militar, depois ingressou no Judiciário e teve participação ativa nas áreas acadêmica e associativa. Rememorou as etapas de sua carreira e agradeceu a todos com quem conviveu nas comarcas em que passou, nas Câmaras de julgamento, no Órgão Especial, na Presidência da Seção de Direito Privado e na Vice-Presidência. “Fui e sou muito feliz nas funções que exerci”, destacou.

    O presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, lembrou o início de sua carreira, em Jundiaí, onde foi recebido pelo homenageado e com quem pôde conviver e aprender. “Boa parte do que sou como juiz devo a Artur Marques da Silva Filho”, afirmou. E completou: “Ver sua figura perpetuada nos quadros do Tribunal é uma honra. Sempre trabalhou em prol da população de São Paulo. Suas decisões sempre foram extremamente firmes e extremamente justas. Artur, você é uma pessoa inesquecível para o Tribunal de Justiça”.

    Prestigiaram a solenidade o corregedor-geral da Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Artur César Beretta da Silveira; o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Wanderley José Federighi; o secretário-executivo da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, Luiz Orsatti Filho, representando o governador; a defensora pública coordenadora do Núcleo Especializado de 2ª Instância e Tribunais Superiores, Luciana Jordão da Motta Armiliato de Carvalho, representando o defensor público-geral; o presidente da Federação Latino-Americana de Magistrados (Flam), desembargador Walter Barone; o coordenador do Museu do TJSP, desembargador Octavio Augusto Machado de Barros Filho; o diretor-secretário da Apamagis, juiz Ademir Modesto de Souza, representando a presidente; o vice-presidente do TJSP no biênio 2016/2017, desembargador Ademir de Carvalho Benedito; o vice-presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp), Eduardo Foz Mange, representando o presidente; o delegado-chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, Fábio Augusto Pinto, representando o delegado-geral; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Sidney Mendes de Souza; o 2º tenente do Exército Renato Paolillo, representando o comandante militar do Sudeste; a esposa do homenageado, Antonieta Marques da Silva; magistrados, integrantes do Ministério Público, defensores públicos, representantes civis e militares, familiares do homenageado e servidores da Justiça.

 

    Mais fotos no Flickr

 

    Comunicação Social TJSP – GA (texto) / KS e PS (fotos)
    
imprensatj@tjsp.jus.br

 

    Siga o TJSP nas redes sociais:
    
www.facebook.com/tjspoficial
    www.twitter.com/tjspoficial
    www.youtube.com/tjspoficial    
    
www.flickr.com/tjsp_oficial
    www.instagram.com/tjspoficial
    www.linkedin.com/company/tjesp


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP