Comunicação Social

Notícia

Desembargador Roberto Martins de Souza participa de última sessão de julgamento antes da aposentadoria

37 anos de dedicação à Magistratura.

    O desembargador Roberto Martins de Souza se despediu da Magistratura hoje (9), em sua última sessão de julgamento antes da aposentadoria, após 37 anos de carreira no Judiciário paulista. O magistrado foi homenageado pelos colegas do 7º Grupo de Câmaras de Direito Público e da 18ª Câmara de Direito Público. A solenidade contou com a participação do presidente da Seção de Direito Público, desembargador Wanderley José Federighi, que representou o presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe.
    O desembargador Wanderley Federighi, colega de Câmara do homenageado, afirmou que Roberto Martins de Souza “sempre foi sereno, dedicado apenas e tão somente ao seu mister de julgar e julgar bem, proferindo votos exemplares, minuciosos, com uma atenção ímpar para com a causa examinada. Que Vossa Excelência desfrute agora da tranquilidade do lar, do convívio com os familiares e da maior disponibilidade de tempo com a sensação do dever cumprido. Embora a aposentadoria compulsória possa tirá-lo da Magistratura, meu amigo, a Magistratura não será tirada de você, que continuará sendo notável.”
    O advogado Luiz Gustavo Martins de Souza, filho do homenageado, agradeceu ao pai pelas lições de vida. “Sempre teve empatia e atuou consciente das consequências de suas decisões, sabendo que, por trás de seus julgados, havia o interesse público e pessoas aguardando um julgamento justo, ainda que desfavorável.”
    A desembargadora Mônica de Almeida Magalhães Serrano, da 14ª Câmara de Direito Público, parabenizou o colega, definindo-o como “pessoa sempre muito cortês e de presença harmoniosa, vasta cultura e seriedade inquestionáveis”. Desembargadores da 15ª Câmara de Direito Público também renderam suas homenagens: Oswaldo Erbetta Filho destacou a trajetória “brilhante, serena, produtiva, marcada pela seriedade, sobriedade, dedicação ao trabalho, preocupação com a administração da justiça” e Antonio Teixeira da Silva Russo afirmou que os votos proferidos pelo colega continuarão “sempre presentes em nossos corações e mentes, que se orientarão por seus brilhantes julgados nesta colenda Corte”.
    Em seguida, a presidente da 18ª Câmara de Direito Público, desembargadora Maria Beatriz Dantas Braga, ressaltou as qualidades de Roberto Martins de Souza e a falta que fará para a Magistratura. “Você nos honrou com sua habilidade como julgador, sempre amigo, nos ensinando muito. Não é fácil ver uma pessoa que se aposenta com sua lucidez, no auge da carreira, fico triste com a perda deste colega tão precioso para nós, deste excelente juiz, mas chegou a hora de desfrutar no seio de sua família.” O desembargador Henrique Harris Júnior parabenizou o colega de Câmara: “Quiséramos nós poder nos retirar para a aposentadoria com a mesma higidez”. O juiz substituto em 2º grau, Marco Antonio Botto Muscari agradeceu o auxílio que o desembargador Roberto Martins de Souza lhe prestou na judicatura. “Daqui alguns anos, quero ser para os juízes que ascenderem ao Tribunal um exemplo tão valioso como Vossa Excelência foi para mim.”
    Assistentes jurídicos que trabalharam com o desembargador homenageado também fizeram uso da palavra. Daniel Amorim Friaça destacou a dedicação aos julgados e a disposição em ouvir funcionários e advogados. Ana Paula Giraldello Marquesin e Luciana Intakli ressaltaram o caráter justo e honesto do magistrado.
    Em seu discurso, Roberto Martins de Souza agradeceu à família, aos colegas e aos funcionários com quem trabalhou, afirmando que, nesta fase da carreira, tem como cumprido o papel de distribuir a justiça. “Nesta nova fase da vida, depois de disputar o bom combate, vou desfrutar do tempo com a família, os netos, cuidar da saúde e continuar com o trabalho de progredir na vida em outros aspectos. Deixo a toga, mas continuo ligado ao Poder Judiciário, motivo de orgulho para todos nós. Reitero minhas homenagens aos colegas de Grupo e de Câmara e aos funcionários, augurando que continuem a trabalhar com afinco e fortalecidos para oferecer aos jurisdicionados a justiça esperada.”
    Também prestigiaram a solenidade os integrantes da 18ª Câmara de Direito Público, desembargador Luiz Burza Neto e juiz substituto em 2º grau Fernando Figueiredo Bartoletti; os integrantes da 14ª Câmara de Direito Público, desembargadores Geraldo Euclides Araújo Xavier, João Alberto Pezarini, Octavio Augusto Machado de Barros Filho e Aloisio Sérgio Rezende Silveira; os integrantes da 15ª Câmara de Direito Público, desembargadores Eutálio José Porto de Oliveira, Amaro José Thomé Filho e Raul José de Felice; e o desembargador Ricardo Cunha Chimenti (27ª Câmara de Direito Privado).

    Trajetória – Roberto Martins de Souza é paulistano, nascido em 1947. Formou-se bacharel pela Faculdade de Direito de Bragança Paulista, turma de 1970. Foi procurador da Prefeitura Municipal de São Paulo de 1972 a 1978. Ocupou o cargo de assessor Jurídico da Secretaria Municipal da Administração de 1978 a 1985, ano em que ingressou na Magistratura como juiz substituto, nomeado para a 52ª Circunscrição Judiciária, com sede em Cotia. Judicou nas comarcas de Apiaí, Poá (Foro Distrital de Itaquaquecetuba) e Capital. Em 2005, foi removido para o cargo de juiz substituto em 2º grau. Tornou-se desembargador em 2010.

 

    Comunicação Social TJSP – DM (texto) / PS (fotos)

    imprensatj@tjsp.jus.br

 

    Siga o TJSP nas redes sociais:
    www.facebook.com/tjspoficial
    
www.twitter.com/tjspoficial
    
www.youtube.com/tjspoficial
    
www.flickr.com/tjsp_oficial
    
www.instagram.com/tjspoficial
    
www.linkedin.com/company/tjesp


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP