Comunicação Social

Notícia

Presidente participa de reunião com magistrados da 10ª RAJ

Encontro aconteceu no Fórum de Sorocaba.
 
   O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ricardo Mair Anafe, reuniu-se, nesta quinta-feira (21), com magistrados que integram a 10ª Região Administrativa Judiciária (RAJ), com sede em Sorocaba. O objetivo desses encontros – que já aconteceram com juízes da 1ª RAJ (Grande São Paulo) e da 4ª RAJ (Campinas) – é apresentar informações sobre a gestão do Tribunal e conversar sobre as atividades e dificuldades das diferentes localidades. 
    A desembargadora Maria de Lourdes Rachid Vaz de Almeida (coordenadora da 19ª Circunscrição Judiciária - Sorocaba), os desembargadores Antonio Rigolin (coordenador da 20ª CJ - Itu) e Roque Antonio Mesquita de Oliveira (coordenador adjunto da 19ª CJ) e os juízes Alexandre Dartanhan de Mello Guerra (Vara da Fazenda Pública de Sorocaba e diretor da 10ª RAJ) e José Elias Themer (7ª Vara Cível e diretor do Fórum de Sorocaba) também compuseram a mesa dos trabalhos. O juiz assessor do Gabinete Civil Executivo da Presidência Fausto José Martins Seabra acompanhou o presidente no encontro de trabalho.
    Antes da reunião, o presidente Ricardo Anafe percorreu alguns cartórios do Fórum de Sorocaba e conversou com servidores. Visitou unidades criminais, cíveis e da Fazenda Pública e recebeu informações sobre o dia a dia de trabalho, volume de processos, fluxo de atendimento, entre outras questões.  Na sequência, na reunião com os juízes, fez questão de destacar o trabalho dos servidores do Judiciário paulista, que desempenham um serviço essencial para a população. “É sempre bom lembrar a importância dos nossos servidores. As varas funcionam com o trabalho dos funcionários e nós, magistrados, lideramos um time. Temos que conhecer esse time e ter o respeito e a admiração das pessoas que o integram”, disse.
    O desembargador Ricardo Anafe também falou com os magistrados sobre as questões de indisponibilidade de sistemas, que ocorreram nesta semana. Informou que ocorreram em razão de migração de data center e de atualizações do sistema judicial, que têm como foco a manutenção e o aprimoramento dos serviços on-line do TJSP. “O Tribunal tem despendido recursos para melhorias na área de TI. Investimos no data center, vamos adquirir computadores mais modernos e sempre estamos atentos com a questão de segurança da informação, com a aquisição de softwares anti-hackers”, ressaltou.
    A criação das 1ª e 2ª Varas Regionais Empresariais e de Conflitos Relacionados à Arbitragem, com competência na 4ª e na 10ª RAJs, também foi abordada.  Pela primeira vez, novas varas atenderão a duas regiões. “A região de Campinas tem movimentação suficiente para uma vara e um pouco mais e a 10ª RAJ, movimentação um pouco menor do que para uma vara. Assim conseguimos atender toda a movimentação. É uma inovação, com uso racional dos recursos, e vai ajudar as varas cíveis das duas regiões", explicou o presidente do TJ-SP, desembargador Ricardo Anafe. Ele também falou sobre os benefícios da especialização de matéria. “Ganhamos eficiência e qualidade.”
    Outros assuntos tratados na reunião foram a realização de concursos, nomeação de servidores, instalações de vara, recolhimento de custas, UPJs, orçamento etc. O presidente também respondeu às perguntas dos magistrados, ocasião em que falou sobre o trabalho nas comarcas do interior, contou situações vivenciadas nessa fase de sua carreira e falou sobre o crescimento das demandas. “O volume de trabalho é imenso e os magistrados se preocupam com essa questão, porque são responsáveis e comprometidos com uma prestação jurisdicional célere”, destacou. “Cada magistrado é responsável pela imagem do Poder Judiciário. Ninguém mais importante do que o juiz de 1º Grau. A imagem que as pessoas têm da Justiça não é aquela que se faz por causa da mídia, mas por esse contato no dia a dia. Isso faz uma diferença enorme.”
    O juiz diretor da 10ª RAJ, Alexandre Dartanhan de Mello Guerra e o juiz diretor do fórum, José Elias Themer, agradeceram a presença do presidente na região e as informações fornecidas aos colegas. “Nesse encontro percebemos a compreensão com o que todos nós queremos: condições de trabalho. São todos juízes vocacionadas e dedicados. Agradeço por sua sensibilidade”, afirmou Alexandre Dartanhan. 
    A desembargadora Rachid Vaz de Almeida também saudou o presidente e falou sobre o trabalho do desembargador Ricardo Anafe na Presidência. “Estamos nos sentindo seguros com sua gestão. Não procuramos uma pessoa para fazer discurso e dizer que tudo será resolvido. Sua visão e conhecimento das matérias que envolvem o Tribunal nos dão a certeza de que estamos amparados”, afirmou.
    Também participaram da reunião a juíza da comarca de Boituva Liliana Regina de Araújo Heidorn Abdala (1ª Vara); o juiz de Ibiúna Luiz Fernando Angiolucci (2ª Vara); os juízes de Indaiatuba Fabio Luis Castaldello (Juizado especial Cível e Criminal e diretor do fórum), Glauco Costa Leite (4ª Cível) e Patrícia Bueno Scivittaro (1ª Cível); os juízes de Itapetininga Alessandro Viana Vieira de Paula (Execuções Criminais), Diego Migliorini Junior (3ª Cível), Jairo Sampaio Incane Filho (1ª Cível), Vilma Tomaz Lourenço Ferreira Zanini (4ª Cível); os juízes de Itu Andrea Ribeiro Borges (1ª Criminal e de Violência Doméstica), Cassio Mahuad (Execuções e Infância e Juventude), Helio Villaça Furukawa (2ª Criminal e diretor do fórum), Marcos Soares Machado (Juizado Especial Cível); as juízas de Mairinque Camila Motta Giogetti (1ª Vara e diretora do fórum) e Carla Carlini Catuzzo (2ª Vara); a juíza de Piedade Renata Moreira Dutra Costa (1ª Vara e diretora do fórum); os juiz de Porto Feliz Jorge Panserini (1ª Vara); o juiz de São Roque Flávio Roberto de Carvalho (Vara Criminal e diretor do fórum); os juízes de Sorocaba Adriana Tayano Fanton Furukawa (6ª Cível), Alessandra Lopes Santana de Mello (2ª Cível), Carlos Alberto Maluf (1ª da Família), Cecília de Carvalho Contrera Massagli (auxiliar), Cesar Luis de Souza Pereira (4ª Criminal), Daniela Bortoliero Ventrice (3ª da Família), Daniela Camberlingo Querobim (3ª Criminal), Diogo Corrêa de Morais Aguiar (auxliar), Douglas Augusto dos Santos (2ª Vara do Juizado), Emerson Tadeu Pires de Camargo (Júri e Execuções Criminais), Éverton Willian Pona (substituto), Glaucia Cyrillo Pereira (2ª da Família), Gustavo Scaf de Molon (1ª Vara do Juizado), Hugo Leandro Maranzano (Jecrim e Violência Doméstica), Karina Jemengovac Perez (auxiliar), Leonardo Guilherme Widmann (auxiliar), Marcos José Correa (4ª Cível), Margarete Pellizari (2ª Criminal), Mario Gaiara Neto (3ª Cível), Mario Mendes de Moura Júnior (auxiliar), Pedro Luiz Alves de Carvalho (5ª Cível), Tamar Oliva de Souza Totaro (auxiliar); o juiz de Tatuí Marcelo Nalesso Salmasso (Juizado Cível e Criminal); a juíza de Votorantim Graziela Gomes dos Santos Biazzim (2ª Cível). 
 
    Mais fotos no Flickr.
 
    Comunicação Social TJSP – CA (texto) / PS (fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br
 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP