Comunicação Social

Notícia

Desembargador Luiz Burza Neto é homenageado antes da aposentadoria

38 anos de dedicação à Magistratura.

 

    O desembargador Luiz Burza Neto recebeu, durante sessões de julgamento virtuais realizadas nesta quinta-feira (1º), homenagens de colegas em razão de sua aposentadoria. O integrante da 18ª Câmara de Direito Público exerceu a Magistratura por 38 anos. “Agradeço a amizade e o carinho de todos e também gostaria de agradecer a Deus por ter me proporcionado atuar nesta carreira, um sonho de infância”, declarou o magistrado.

    Na sessão do 7º Grupo de Câmaras, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ricardo Mair Anafe, saudou o homenageado em nome do Poder Judiciário paulista e do Conselho Superior da Magistratura (CSM). “Sempre foi um grande juiz e amigo querido. Sai do Tribunal de Justiça de São Paulo após combater o bom combate, depois ter cumprido sua missão, sempre conquistando o respeito e a admiração de todos que atuam na área. Deixo aqui minha homenagem pelo grande profissional e amigo fantástico que sempre foi”, afirmou.

    O presidente da Seção de Direito Público, desembargador Wanderley José Federighi, que integra a mesma Câmara do homenageado, ressaltou que foi marcado pela companhia e amizade do colega e fez um resumo do percurso jurídico de Luiz Burza Neto. “A vocação para a Magistratura o chamou, um homem de grande cultura”, ressaltou, fazendo menção, também, aos aspectos pessoais. “Uma pessoa afável, serena, leal a amigos e parentes e polida”, analisou. “Que os próximos anos te tragam a recompensa de uma vida de trabalho e de dignidade.”

    O vice-presidente do TJSP, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, acompanharam as homenagens e deixaram mensagens por escrito. “Queridíssimo amigo Burza, seja muito feliz nesta nova etapa da sua vida, sempre com muita saúde”, escreveu o vice-presidente. O corregedor-geral referiu-se ao homenageado como “meu querido amigo e irmão”. “Estarei sempre ao seu dispor”, anotou.

    O presidente da 6ª Câmara Direito Público, desembargador Sidney Romano dos Reis, também fez uso da palavra. “Burza sempre demonstrou amizade, sensibilidade e lhaneza. A amizade que nos une é pura e movida por sentimentos nobres, posturas dignificantes e respeito mútuo sem igual.”

    O desembargador Antonio Teixeira da Silva Russo lembrou-se dos tempos em que judicaram no Fórum João Mendes Junior. “Em meio àquela quantidade de processos, conseguíamos tempo para falar de questões pessoais e profissionais, ele sempre com aquela conhecida cordialidade e sabedoria”, definiu. O desembargador Geraldo Euclides Araujo Xavier desejou “muitas felicidades nessa etapa que está por vir, elogiando sempre, claro, sua atuação como magistrado”.

    O desembargador Marcelo Lopes Theodosio, que ocupará a cadeira na 18ª Câmara de Direito Público deixada por Luiz Burza Neto, disse que a amizade dos dois vai continuar para sempre. Na sequência, o desembargador João Alberto Pezarini falou que o colega “sempre foi muito educado e afável. Um abraço do irmão para você”. Para o desembargador Henrique Harris Júnior, o parceiro de Câmara sempre foi pessoa empática e carinhosa, que pensa mais no grupo do que em si próprio.

    Também prestigiaram a sessão o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Artur Cesar Beretta da Silveira, e o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Francisco José Galvão Bruno. O 7º Grupo de Câmaras é presidido pelo desembargador Aloisio Sérgio Rezende Silveira e reúne as 14ª, 15ª e 18ª Câmaras de Direito Público.

    Logo em seguida, na sessão telepresencial da 18ª Câmara de Direito Público, Luiz Burza Neto também recebeu homenagens. A presidente da 13ª Câmara Direito Público, desembargadora Flora Maria Nesi Tossi Silva, destacou “toda simpatia, conhecimento jurídico e amizade que sempre demonstrou em relação a todos”. “Desejo muita felicidade nessa nova fase da vida, que possa aproveitar as perspectivas que se apresentam agora sem as atividades jurisdicionais”, foram seus votos.

    A presidente da 18ª Câmara de Direito Público, desembargadora Maria Beatriz Dantas Braga, frisou que o colega vai fazer muita falta. “Aqui é como se fôssemos uma família. Cada vez que nos encontramos é uma felicidade, nossa amizade é muito sincera. Portanto, cada um que sai é uma tristeza, mas também uma alegria, porque a aposentadoria é o início de uma nova etapa.”

    Os integrantes da equipe de Gabinete Thyago Camillo Cairo do Nascimento e Leonardo Gomeiro também se manifestaram. “Minha vida se ressignificou diante do exemplo de magistrado e de ser humano que o desembargador Burza representou, representa e sempre representará em minha caminhada”, disse Thyago. “Nesses 30 anos de Tribunal, nunca tive um líder como ele. Sempre o respeitarei e estarei ao lado dele como amigo”, contou Leonardo.

    Também prestigiaram as homenagens os desembargadores Oswaldo Erbetta Filho, Eutálio José Porto de  Oliveira, Octavio Augusto Machado de Barros Filho, Mônica de Almeida Magalhães Serrano, Amaro José Thomé Filho, Raul José de Felice e Ricardo Cunha Chimenti; os juízes substitutos em 2º grau Marco Antonio Botto Muscari, Adriana Borges de Carvalho e Fernando Figueiredo Bartoletti; a esposa Rafaela Aparecida Cairo; a nora Patricia Pariol Rizzi; o assistente Jorge Nogueira de Lima; e outros integrantes do sistema de Justiça.

 

    Trajetória – Luiz Burza Neto nasceu na cidade de São Paulo, em 1947. Graduou-se pela Faculdade de Direito das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), turma de 1973. Ingressou na Magistratura em 1983, quando foi nomeado juiz substituto da 55ª Circunscrição Judiciária, com sede em Jales. Atuou nas comarcas de Laranjal Paulista, Franco da Rocha, Guarulhos e da Capital. Foi removido ao cargo de juiz substituto em 2º grau em 2001. Chegou ao cargo de desembargador em 2007.

 

    Comunicação Social TJSP – SB (texto) / PS (reprodução e arte)
    imprensatj@tjsp.jus.br

 

    Siga o TJSP nas redes sociais:
    www.facebook.com/tjspoficial
    www.twitter.com/tjspoficial
    www.youtube.com/tjspoficial
    www.flickr.com/tjsp_oficial
    www.instagram.com/tjspoficial
    www.linkedin.com/company/tjesp/


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP