Comunicação Social

Notícia

Judiciário homenageia juiz Benedito Roberto Garcia Pozzer

Sala no FCMMG leva o nome do magistrado.

 

    O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ricardo Mair Anafe, presidiu, na manhã desta quinta-feira (8), a cerimônia de inauguração da sala de reuniões “Doutor Benedito Roberto Garcia Pozzer”, no Complexo Criminal “Ministro Mário Guimarães”. A iniciativa é uma homenagem do Poder Judiciário paulista ao juiz de Direito, falecido em maio do ano passado.

    A solenidade contou com a presença dos desembargadores Guilherme Gonçalves Strenger (vice-presidente do TJSP), Fernando Antonio Torres Garcia (corregedor-geral da Justiça), Artur César Beretta da Silveira (presidente da Seção de Direito Privado), Wanderley José Federighi (presidente da Seção de Direito Público) e Francisco José Galvão Bruno (presidente da Seção de Direito Criminal) que, juntamente com o presidente Ricardo Anafe, integram o Conselho Superior da Magistratura. Juízes da área criminal e familiares de Benedito Roberto Garcia Pozzer também prestigiaram o evento.

     O diretor do fórum, magistrado Helio Narvaez, agradeceu aos presentes à homenagem ao colega, que classificou como “honesto, dedicado, íntegro e trabalhador”. “Não faltam adjetivos para descrevê-lo”, disse. “Esta homenagem é uma forma de agradecimento ao juiz Benedito Roberto Garcia Pozzer por tudo que ele fez pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.”

    Ao falar em nome da família, o promotor de Justiça João Henrique Ferreira Pozzer lembrou, em discurso cativante, a vida profissional do magistrado que começou muito antes do seu ingresso na carreira. “Ele foi oleiro e, posteriormente, oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo. As experiências pessoais, a vivência familiar e, sobretudo, as funções que desempenhou anteriormente se fundiram e moldaram o julgador que ele se tornou”, disse o filho. “Foram 30 anos dedicados à condução e ao julgamento de processos. A maior parte desse período, como juiz criminal neste fórum. Foi aqui que meu pai melhor cumpriu sua vocação como magistrado. Não poderia ter sido mais feliz a escolha deste espaço para essa honraria. De algum lugar, ele está presenciando essa cerimônia e recebendo as palavras que hoje estão sendo a ele endereçadas.”

    O presidente Ricardo Mair Anafe encerrou a solenidade reafirmando o grande respeito e carinho que todos os magistrados sempre nutriram pelo colega. “Benedito Roberto Garcia Pozzer foi uma pessoa de muitos méritos. Hoje, para o Tribunal de Justiça, é uma satisfação imensa fazer esta homenagem a um profissional que faz muita falta e que deixou um imenso legado de honradez, humildade, trabalho, retidão e simplicidade,” disse o presidente destacando a alegria de encontrar ali pessoas que conviveram, enalteceram e enaltecem o ser humano e o profissional de escol que foi Benedito Roberto Garcia Pozzer.

    Também prestigiaram o evento o diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM), desembargador José Maria Câmara Júnior; o ex-diretor da EPM, desembargador Luís Francisco Aguilar Cortez; os desembargadores Luiz Antonio Cardoso, Ivo de Almeida, Marcelo Fortes Barbosa Filho e Djalma Rubens Lofrano Filho; a procuradora de Justiça Wania Roberta Gnipper Cirillo Reis; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Sidney Mendes de Souza; os familiares do homenageado a juíza Clarisse dos Reis Esteves Pozzer (viúva) e os filhos Cristiano, Janaína, Pedro e Wagner; juízes do Complexo Criminal “Ministro Mário Guimarães”; representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e servidores da Justiça.

    Benedito Roberto Garcia Pozzer se formou em Direito pela Universidade de São Paulo e ingressou na Magistratura, em 1991, como juiz substituto da 8ª Circunscrição Judiciária, com sede em Campinas. Ao longo de sua trajetória trabalhou nas comarcas de Nhandeara, Piraju e São Paulo. Também atuou como juiz assessor da Presidência do TJSP (2006/2007), da Corregedoria Geral da Justiça (2016/2017) e da Presidência da Seção de Direito Criminal (2018). Aposentou-se em fevereiro de 2021, como juiz titular da 7ª Vara Criminal de São Paulo.

    Mais fotos no Flickr.

    Comunicação Social TJSP – DM (texto) / KS (fotos)

    imprensatj@tjsp.jus.br

 

    Siga o TJSP nas redes sociais:
    www.facebook.com/tjspoficial
    www.twitter.com/tjspoficial
    www.youtube.com/tjspoficial
    www.flickr.com/tjsp_oficial
    www.instagram.com/tjspoficial
    www.linkedin.com/company/tjesp


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP