Comunicação Social

Notícia

TJSP promove posse solene de três novos desembargadores

Dario Gayoso, Neto Barbosa Ferreira e Gilberto Ferreira.

 

     O  Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu, na sexta-feira (16), no Salão do Júri do Palácio da Justiça, a posse solene de três novos desembargadores: Dario Gayoso Júnior, Themístocles Barbosa Ferreira Neto e Gilberto Ferreira da Cruz. Sob a presidência do chefe do Poder Judiciário paulista, desembargador Ricardo Mair Anafe, após a execução do Hino Nacional, os magistrados prestaram compromisso, assinaram o termo de posse e foram condecorados com o Colar do Mérito Judiciário.
    “Hoje, o passado volta, bem repassadinho, de mãos dadas, como sempre faz, com o presente, para relembrar aos novos desembargadores o que os trouxe até aqui e para que nós, que os homenageamos, conheçamos, ainda que brevemente, como se deu essa caminhada”, disse a oradora em nome do Tribunal, desembargadora Silvia Rocha, que, em seguida, compartilhou com o público a trajetória dos empossados. “O que acabo de lhes contar é quase nada desses três homens que chegam ao ápice da carreira trazendo muito mais que experiência; trazem boas obras, aperfeiçoamento intelectual e pessoal, autoconhecimento, afetos e amizades, tudo a habilitá-los a defender a independência do cargo, compreender melhor o sofrimento, matéria-prima de quem julga, reprimir a violência, reequilibrar desigualdades e reestabelecer a paz”, afirmou.
    Ao fazer uso da palavra, o desembargador Gilberto Ferreira da Cruz refletiu sobre a caminhada que o levou até o ápice da Magistratura paulista. “A sólida e conquistada ascensão ao nobre cargo de desembargador de carreira não decorre de favores, política ou conchavos, mas de inquebrantável vocação, perseverantes estudos, intenso trabalho, muita renúncia, independência, honestidade, foco e coragem. Vivo a Magistratura intensamente e sinto-me pleno e realizado neste mister. É o sacerdócio reservado aos dotados de caráter retilíneo e bondoso”, falou. “Sinto-me maduro e pronto para prosseguir nessa elevada missão de distribuir Justiça”, declarou, concluindo que pretende “colaborar para a construção uma sociedade livre, pacífica, solidária e mais justa”.
    O desembargador Themístocles Barbosa Ferreira Neto iniciou seu discurso evocando o poema “Prece”, de Paulo Bomfim, em que o poeta roga ao Criador que nunca deixe o padecer “do enxofre da subserviência / do purgatório da indiferença / da asfixia de rótulos e amarras / da gangrena de toda a covardia / ou do desterro do desamor”. Sua fala foi repleta de agradecimentos a familiares, colegas e amigos. “Há 37 anos, nesta mesma sala, me comprometi a servir, dever do qual nunca esmoreci. Em troca, o Tribunal me conferiu grande fortuna, representada pelos grandes amigos que fiz”, finalizou.
    O desembargador Dario Gayoso Júnior, por sua vez, apresentou um histórico da função de julgar. “Bem percebo o peso de minha responsabilidade. Entretanto, sinto-me seguro pela experiência de praticamente 40 anos de judicatura e sereno por ter a certeza de que neste Egrégio Tribunal de Justiça de São Paulo encontro fonte inesgotável do mais qualificado saber jurídico, o que muito suavizará meu modesto trabalho”, afirmou. “O magistrado não é um simples técnico, um mero instrumento do Estado na aplicação da lei; antes de tudo é um distribuidor da tão almejada Justiça, que deve sempre se pautar pelos princípios de independência, imparcialidade, conhecimento, capacitação, cortesia, transparência, segredo profissional, prudência, diligência e integridade”, falou ao final.
    Ao encerrar a solenidade, o presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, proferiu as boas-vindas aos novos desembargadores e lembrou que chegar ao ápice da carreira é um motivo de júbilo. “Fiquei muito contente ao ouvir os discursos, pelo orgulho que sentem por integrarem o Tribunal de Justiça de São Paulo, um dos melhores do mundo pela qualidade de seus desembargadores, juízes, servidores e de todos que atuam no sistema de Justiça, como advogados, promotores de Justiça e defensores públicos”, frisou. “É isso que torna a Justiça paulista tão importante, séria e respeitada.”
    Também prestigiaram a solenidade os desembargadores Guilherme Gonçalves Strenger (vice-presidente); Fernando Antonio Torres Garcia (corregedor-geral da Justiça); os presidentes de Seções Artur César Beretta da Silveira (Direito Privado) e Wanderley José Federighi (Direito Público); os ex-presidentes do TJSP, desembargadores Ivan Ricardo Garisio Sartori, José Renato Nalini e Manoel de Queiroz Pereira Calças; o ministro do Superior Tribunal de Justiça Massami Uyeda; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia; o presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, juiz Orlando Eduardo Geraldi; a desembargadora federal Leila Paiva, representando a presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3); o vice-presidente do TRE-SP e corregedor regional eleitoral, desembargador Silmar Fernandes; o subprocurador-geral adjunto do Contencioso Tributário Fiscal, Thiago Oliveira de Matos, representando a procuradora-geral de São Paulo; o defensor público coordenador do Núcleo Especializado de Segunda Instância e Tribunais Superiores, João Felippe Belem de Gouvêa Reis, representando o defensor público-geral de São Paulo; o coordenador-chefe de Gabinete da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo, desembargador Aclibes Burgarelli, representando o presidente; a presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), juíza Vanessa Ribeiro Mateus; o 2º vice-presidente da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), Eduardo Marcelo Mistrorigo de Freitas, representando o presidente; o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Leonardo Sica, representando a presidente; o vice-presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Eduardo Foz Mange, representando o presidente; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Sidney Mendes de Souza; o chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, delegado Fabio Augusto Pinto, representando o delegado-geral de Polícia; o tenente-coronel Wallace Manaro, representando o comandante do Comando Militar do Sudeste; desembargadores, juízes, integrantes do Ministério Público, defensores públicos, advogados, civis, militares e servidores. Entre os familiares de Dario Gayoso, estavam a esposa, Regina Célia Piovezan de Oliveira Gayoso; a filha Débora Piovezan de Oliveira Gayoso; e o genro Gabriel Acácio. Entre os familiares de Neto Barbosa Ferreira, a esposa, Maria Célia da Costa Aguiar Sant’Anna Barbosa Ferreira; e o filho Bruno Sant’Anna Barbosa Ferreira. Entre os familiares de Gilberto Ferreira, a mãe, Iray Ferreira da Cruz; o filho, Caio Martins Ferreira da Cruz; o tio, também desembargador, Dirceu Ferreira da Cruz; e os irmãos Diniz Fernando Ferreira da Cruz e Guilherme Ferreira da Cruz, ambos juízes substitutos em 2º grau no TJSP.

 

    Trajetórias

    Dario Gayoso JúniorNasceu em Ribeirão Bonito (SP), em 1957. Graduou-se pela Faculdade de Direito de Bauru, turma de 1979. Ingressou na Magistratura em 1983, quando foi nomeado juiz substituto da 32ª Circunscrição Judiciária, com sede em Bauru. Atuou nas comarcas de Descalvado, Barra Bonita, Santos e da Capital.

 

    Themístocles Barbosa Ferreira Neto – Nasceu em Barretos, em 1955. Graduou-se em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), turma de 1978. Ingressou na Magistratura em 1985, quando foi nomeado juiz substituto da 13ª Circunscrição Judiciária, com sede em Araraquara. Atuou nas comarcas de São Pedro, Brotas, São Carlos e da Capital. Em 2014, foi removido ao cargo de juiz substituto em segundo grau.

 

    Gilberto Ferreira da Cruz  Nasceu em Botucatu, em 1964. Graduou-se em Direito pela Universidade Católica de Santos, turma de 1986. Ingressou na Magistratura em 1989, quando foi nomeado juiz substituto da 1ª Circunscrição Judiciária, com sede em Santos. Atuou nas comarcas de Guararapes, Andradina e da Capital. Em 2015, foi removido ao cargo de juiz substituto em segundo grau.

 

    Mais fotos no Flickr

 

    Comunicação Social TJSP – SB (texto) / KS e PS (fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br

 

    Siga o TJSP nas redes sociais:
    www.facebook.com/tjspoficial
    www.twitter.com/tjspoficial
    www.youtube.com/tjspoficial

    www.flickr.com/tjsp_oficial

    www.instagram.com/tjspoficial

    www.linkedin.com/company/tjesp


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP