Comunicação Social

Notícia

InspirAÇÕES: Servidor conseguiu vencer batalha contra cigarro

Foram 40 anos de vício.

 

    Após mais de 40 anos, o servidor José Roberto Ramos Schubert venceu uma difícil batalha para muita gente: o vício pelo cigarro. Fumando meio maço por dia, o chefe de Seção Judiciária criou o mau hábito ainda na juventude, por volta dos 20 anos, influenciado por amigos e familiares. “Minha geração toda fumava”, lembra.

    No Tribunal de Justiça de São Paulo há 30 anos, José Roberto trabalhou por 10 anos na 6ª Vara da Fazenda Pública e o restante na 13ª Vara da Fazenda, onde está lotado atualmente. Antes disso, trabalhou como bancário. Em todas essas fases, o vício esteve presente.

    Para chegar a uma vida sem cigarro, o servidor teve que ser persistente. Foram quatro tentativas frustradas até que, finalmente, os sinais do corpo começaram a falar mais alto: cansaço, falta de fôlego, dentes amarelados e o início de uma tosse persistente acenderam um alerta. “Decidi parar pela saúde e pela idade, para não ser obrigado a passar por isso no futuro”, disse.

    Não teve fórmula mágica. “O que deu certo foi, primeiro, minha vontade de chegar lá”, conta o servidor, que fez uso de adesivos, cigarro eletrônico e fármacos durante o processo. “O exemplo de quem tinha parado e melhorado a qualidade de vida também foi um grande estímulo”, conta. Outra grande aliada foi a atividade física, que ajudava a distrair a mente.

    José Roberto também teve o apoio de um grupo do TJSP durante o programa “Melhor sem Tabaco”, ocorrido em 2017 e organizado pela então Secretaria da Área da Saúde (SAS), hoje Diretoria da Saúde da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP). Foram dois meses de encontros semanais. “Ajudou muito ver outras pessoas em condições iguais a minha, querendo a mesma coisa”, falou. Atualmente, existe um programa virtual voltado aos servidores que possuam o mesmo propósito, disponível de forma permanente no Sistema Moodle, “Minha (Nova) Vida Sem Cigarro em 14 dias”.

    Aos que também querem largar o cigarro, José Roberto afirma que é extremamente difícil no começo, mas não impossível. Aos jovens, deixa o seguinte recado: “Que parem enquanto é tempo ou nem comecem, pois é uma droga altamente viciante, não tem meio termo”, aconselha.

 

    Comunicação Social TJSP – SB (texto) / KS (fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br

 

    Siga o TJSP nas redes sociais:
    www.facebook.com/tjspoficial
    www.twitter.com/tjspoficial
    www.youtube.com/tjspoficial
    www.flickr.com/tjsp_oficial
    www.instagram.com/tjspoficial
    www.linkedin.com/company/tjesp


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP