Núcleo de Justiça Restaurativa de Barueri promove iniciativa com a rede local
Projeto Circulando na Rede realizou 21 encontros neste ano.
O Núcleo de Justiça Restaurativa da Comarca de Barueri, coordenado pela juíza Daniela Nudeliman Guiguet Leal, vem promovendo neste ano o projeto “Circulando na Rede”, com o objetivo de proporcionar a vivência dos servidores das secretarias e demais órgãos municipais nos Círculos de Construção de Paz. A iniciativa foi idealizada pelas facilitadoras Maria Helena de Oliveira e Maria Regina Bianco Dourado.
O projeto começou em abril de 2022 e, até o mês de setembro, promoveu 21 encontros, que abordaram diversos temas, como o autocuidado e a empatia. Ao todo, 182 pessoas participaram da iniciativa.
O Círculo de Construção de Paz é uma das práticas mais empregadas pela Justiça Restaurativa no Brasil. Com o projeto busca-se o desenvolvimento de conexões e fortalecimento dos laços com a rede local e seus integrantes. Também fazem parte do projeto os facilitadores Andréia Miyoshi Costa Kochi, Carolina Figueiredo F. Pegoraro Cerqueira, Luiza Maria Capela Correia da Silva, Marília Vilardi Mazeto, Matheus de Andrade, Ivie Nascimento Silva Dias, Juliana Lima dos Santos e Ricardo Caiafa Junior.
Justiça Restaurativa
É composta por um grupo de técnicas, princípios e atividades que buscam conscientizar sobre os fatores relacionais, institucionais e sociais que podem ser motivadores de conflitos e violência. O propósito é a solução dos conflitos com a participação do ofensor e, quando houver, da vítima, assim como de suas famílias e dos demais envolvidos no fato danoso, com a presença dos representantes da comunidade atingida pelo fato.
Comunicação Social TJSP – MB (texto) / MK (arte)
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp