Comunicação Social

Notícia

Tribunal de Justiça promove solenidade de passagem da chefia da Assessoria Policial Militar

Coronel PM José Raposo de Faria Neto assume posto.

 

A tropa da Assessoria Policial Militar do Tribunal de Justiça de São Paulo (APMTJ) perfilou-se, hoje (3), no Salão dos Passos Perdidos, hall de entrada do Palácio da Justiça, para a passagem da chefia da unidade. Na solenidade, comandada pelo presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, o coronel PM Sidney Mendes de Souza transmitiu o posto para o coronel PM José Raposo de Faria Neto.

No âmbito dos prédios da Justiça, a Polícia Militar do Estado de São Paulo exerce funções de segurança e policiamento, atuando na proteção daqueles que buscam os serviços forenses. O evento – iniciado com apresentação de continência do dispositivo da tropa, liderado pelo major PM Giovani Eduardo, ao presidente Ricardo Mair Anafe – teve a leitura do elogio pessoal ao coronel PM Sidney Mendes de Souza feito pelo comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel PM Ronaldo Miguel Vieira, presente à solenidade.  “Militar culto e detentor de aprofundado conhecimento profissional angariado ao longo de irrepreensível carreira, houve-se brilhantemente mais uma vez como preposto da Força Pública perante o Judiciário paulista, com o que honrou o solene juramento outrora feito na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, ao apresentar com simplicidade – marcante característica pessoal – os valores institucionais de lealdade, constância, coragem, civismo, disciplina, profissionalismo e amor ao próximo”, escreveu o comandante-geral.

O coronel PM Sidney Mendes de Souza assumiu a chefia da APMTJ em 2020. Ao se despedir agradeceu os ensinamentos e a convivência com o presidente Ricardo Mair Anafe e com o presidente no biênio 2020/2021, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, presente à cerimônia. Ao sucessor afirmou ter a certeza de que APMTJ está bem treinada e que os diplomas normativos expressam “disciplina e hierarquia, as bases de nossa instituição, para melhor prestação de serviços à comunidade e ao Poder Judiciário”. À tropa, saudou o empenho e a entrega. “Agradeço por terem feito cumprir a lei, combaterem o crime e protegerem pessoas”, disse.

Em seu discurso, o coronel PM José Raposo de Faria Neto expressou gratidão a Deus, ao comandante-geral, ao presidente do TJSP e a seu antecessor no posto. “Imbuído desse sentimento, registro aqui meu compromisso em bem-servir, juntamente com todos os oficiais e praças integrantes da APMTJ, no interesse da segurança desta Corte, seus magistrados e servidores”, concluiu.

“A Polícia Militar tem hierarquia, disciplina, ética, irmandade e procura ser sempre, absolutamente, reta”, iniciou o presidente Ricardo Mair Anafe, ao fazer uso da palavra. O magistrado deu as boas-vindas ao novo chefe da APMTJ. “O coronel Raposo vem com uma bagagem de conhecimento, tradição e amor à instituição”, afirmou. “A APMTJ é um exemplo de segurança no policiamento, na transmissão de paz e tranquilidade, sempre com uma postura absolutamente impecável”, ressaltou o presidente. “Posso dizer, com absoluta tranquilidade, que todos merecem o meu respeito e a minha admiração.” O desembargador saudou o coronel Mendes por sua “atuação exemplar, que dignificou a Polícia Militar e dignificou igualmente o Tribunal de Justiça”. “Tenho a honra de ser amigo do coronel Mendes”, encerrou o presidente. “Minha melhor continência, coronel.”

A cerimônia contou com a presença dos integrantes do Conselho Superior da Magistratura, desembargadores Guilherme Gonçalves Strenger (vice-presidente), Fernando Antonio Torres Garcia (corregedor-geral da Justiça), José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino (decano); os presidentes das Seções, Artur César Beretta da Silveira (Direito Privado), Wanderley José Federighi (Direito Público) e Francisco José Galvão Bruno (Direito Criminal); o presidente da Comissão de Segurança Pessoal e de Defesa das Prerrogativas dos Magistrados, desembargador Edison Aparecido Brandão; o chefe de Gabinete do Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel PM Leandro Gomes Santana; o chefe da Assessoria da Policial Civil do Tribunal de Justiça, delegado Fábio Augusto Pinto; o integrante da Comissão de Segurança Pessoal e de Defesa das Prerrogativas dos Magistrados, juiz militar Antônio Augusto Neves; magistrados, representantes civis e militares e servidores da Justiça.

 

Mais fotos no Flickr.

 

Comunicação Social TJSP – GA (texto) / KS e PS (fotos)

imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial

www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial

www.linkedin.com/company/tjesp


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP