Comunicação Social

Notícia

“Sarau Mil Grau” promove arte e cultura a jovens em situação de acolhimento

Evento é destaque na imprensa.

 

        Do hip hop ao samba, da dança à ginástica: foi assim que dezenas de crianças e adolescentes que vivem em casas de acolhimento na Capital passaram o Dia da Justiça (8/12), na 2ª edição do “Sarau Mil Grau”. A iniciativa da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) contou com apoio da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e promoveu diversas apresentações artísticas protagonizadas pelos jovens, como música, ballet, dança de rua, literatura, exposição de desenhos e acrobacias. Além de crianças que integram casas de acolhimento, o Sarau teve a participação de internos da Fundação Casa e de jovens que frequentam Centros para Crianças e Adolescentes (CCAs). Ao todo, mais de 15 apresentações levantaram o público presente no Cine Marquise, na capital paulista.

        O sarau teve apresentação do jornalista José Roberto Burnier, que falou sobre a importância da iniciativa da CGJ. “O Sarau Mil Grau vem para reafirmar os diretos de crianças e adolescentes, previstos na Constituição e no ECA, e para colocar em prática o direito à cultura”, disse o orador. Durante todo o evento, ele convidou jovens a conhecerem alguns de seus direitos fundamentais, que foram apresentados no telão. Quem também participou da iniciativa foi o escritor e roteirista Antonio Prata, que conduziu uma roda de leitura com as crianças no palco.

        Para o juiz assessor da CGJ Iberê de Castro Dias, idealizador do projeto, o Sarau Mil Grau, assim como o ApadrinhARTE, é mais uma ferramenta para garantir o acesso de crianças e adolescentes a um direito constitucional. “Fizemos a primeira edição em 2019, e só agora conseguimos repetir, por conta das restrições da pandemia. A segunda edição é um passo decisivo para firmarmos essa ideia de que o direito à cultura precisa ser levado a sério”, afirmou. O magistrado também ressaltou o papel da cultura no desenvolvimento dos jovens enquanto cidadãos. “Não é possível cogitar uma formação completa sem a cultura. É essencial que nós coloquemos crianças nesse espaço, tanto como espectadores quanto como os próprios protagonistas da produção cultural”, concluiu.

 

        Evento é destaque na imprensa

        A segunda edição do “Sarau Mil Grau” também repercutiu na imprensa. O evento do TJSP foi tema de duas reportagens da TV Globo, veiculadas nos programas SP2 e Jornal da Globo, na última quinta-feira (8).

 

        Comunicação Social TJSP – RD (texto e fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

 

        Siga o TJSP nas redes sociais:
        
www.facebook.com/tjspoficial
        www.twitter.com/tjspoficial
        www.youtube.com/tjspoficial
        www.flickr.com/tjsp_oficial

        www.instagram.com/tjspoficial
        www.linkedin.com/company/tjesp  


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP