Comunicação Social

Notícia

InspirAÇÕES: Das catracas do ônibus ao cargo de escrevente do TJSP

Luana Farias Rocha tomou posse no mês passado.

 

Desempenho das atividades de escrevente técnico judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo: essa é a nova rotina de Luana Farias Rocha, aprovada no mais recente concurso realizado pelo TJSP para o cargo e a retratada no InspirAÇÔES de fevereiro. A nova servidora pública, há pouco menos de um mês no cargo, antes de realizar o sonho de integrar o Judiciário paulista trabalhava como cobradora de ônibus em uma linha na zona sul da cidade de São Paulo. Conheça um pouco mais de sua trajetória.
Luana conta que já havia prestado concurso para o TJSP e que começou a preparação para o último certame oito meses antes da prova: “Estudava durante as viagens de ônibus lendo materiais pelo celular e também resolvia questões por aplicativo, isso quando era possível durante o trabalho”. Além disso, está no quinto semestre da faculdade de Direito e estudava também quando chegava em casa, na parte da noite. “O principal desafio era manter o foco em um ambiente barulhento e movimentado. Tinha também que aprender a estudar”, conta a escrevente ao lembrar das dificuldades para alcançar a aprovação.
Aos 28 anos, Luana agora atua no 6º Ofício da Família e Sucessões do Foro Regional de Santo Amaro. Ao ser nomeada, postou o feito em uma rede social contando sobre a conquista e a rotina de estudos durante as viagens de ônibus. A história viralizou e foi destaque em reportagens na Globo e na Record. “Escolhi o TJSP por ser um trabalho que sempre admirei e também por ser um dos melhores para quem tem apenas o nível Médio”, conta a nova servidora do Tribunal.
Depois de cinco anos trabalhando na empresa de ônibus, Luana relata que o início no novo trabalho tem sido bastante gratificante. “Gostei muito, são todos acolhedores e é um ambiente de trabalho totalmente diferente do anterior”, conta. A escrevente destaca, ainda, que é um momento desafiador e que está bastante empolgada para aprender e crescer profissionalmente.
A conquista de uma vaga no principal Tribunal de Justiça do país vai trazer grandes transformações para a jovem e sua família. “Vai mudar muita coisa, mas a principal delas é servir de incentivo para que eles também busquem melhorar a vida. Agora eles sabem que é possível”, conta Luana.
O concurso de escrevente técnico judiciário teve edital publicado em julho de 2021 e teve seu resultado homologado em 2022. O certame abrange a Comarca da Capital e as Circunscrições Judiciárias de São Bernardo do Campo (2ª), Santo André (3ª), Osasco (4ª), Guarulhos (44ª), Mogi das Cruzes (45ª) e Itapecerica da Serra (52ª). Até 6 de dezembro, ingressaram em cargos efetivos 1.323 novos servidores, dos quais 481 foram lotados na Capital e 842 no Interior.

 

Comunicação Social TJSP – GC (texto) / PS (foto) / LF (arte) 
imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial    
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP