Comunicação Social

Notícia

TJSP prestigia passagem de Comando Geral da Polícia Militar

Evento aconteceu na Academia do Barro Branco.

 

O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ricardo Mair Anafe, o vice-presidente, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, participaram hoje (3) da solenidade de passagem de Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, realizada na Academia do Barro Branco. O cel. PM Cássio Araújo de Freitas assumiu o comando-geral, cargo que era ocupado pelo cel. PM Ronaldo Miguel Vieira. O evento foi conduzido pelo governador Tarcísio de Freitas e a posse realizada pelo secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite. A cerimônia seguiu rito centenário, com a entrega da espada ao novo comandante-geral, revista à tropa pelo empossado, desfile, entre outras tradições. Na ocasião, foram inaugurados os retratos do cel. PM Ronaldo Miguel Vieira e do cel. PM Renato Nery Machado (que atuava como subcomandante), que passam a ocupar a galeria da PMSP. Assume o cargo de subcomandante-geral o cel. PM José Alexander de Albuquerque Freixo.
A manhã foi marcada por quatro discursos. Ronaldo Vieira fez agradecimentos àqueles que confiaram em seu trabalho. “Chego orgulhoso neste momento, pois foram 34 anos de dedicação à Polícia Militar. Foi uma enorme honra e responsabilidade ocupar esse cargo”, afirmou. Cássio de Freitas, também agradeceu e destacou o trabalho dos policiais para a segurança da população e manutenção do Estado Democrático de Direito. “A Polícia Militar é a garantidora da ordem pública e ela não usa a força, como acreditam os leigos. A ordem é mantida fazendo o bem e combatendo o mal”, disse. Guilherme Derrite enalteceu o currículo e a trajetória do novo comandante e falou sobre a importância da Polícia Militar. “Existem pessoas que pedem o fim da PM, mas não existe democracia, garantia de direitos e liberdade sem a polícia”, ressaltou. Tarcísio de Freitas também falou sobre a excelência da PM de São Paulo e sobre a troca de comando. “Essa solenidade é como uma corrida de revezamento. Um atleta faz o seu melhor e entrega o bastão para o atleta seguinte, que também faz o seu melhor.”
Também participaram da solenidade o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, desembargador Paulo Sérgio Brant Galizia; o presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, juiz cel PM Orlando Eduardo Geraldi; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, conselheiro Sidney Beraldo; o procurador-geral de Justiça, Mário Luiz Sarrubo; a procuradora-geral do Estado, Inês Maria dos Santos Coimbra de Almeida Prado; os desembargadores José Damião Pinheiro Machado Cogan e Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, cel PM José Raposo de Faria Neto; o integrante da Comissão de Segurança Pessoal e de Defesa das Prerrogativas dos Magistrados, cel. Antonio Augusto Neves; entre muitas outras autoridades militares e civis.

 

Comunicação Social TJSP – CA (texto) / KS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br

Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial 
www.linkedin.com/company/tjesp   


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP