Comunicação Social

Notícia

Integrantes do OE se despedem do desembargador Moacir Peres e dão boas-vindas à desembargadora Silvia Rocha

Magistrados receberam homenagens no dia de hoje.

 

A sessão desta quarta-feira (1º) do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo foi marcada por homenagens ao desembargador Moacir Andrade Peres, que em virtude de sua aposentadoria se despediu do colegiado, e à desembargadora Silvia Rocha, que, ao contrário, tomou assento pela primeira vez, após ser eleita para integrar o OE durante o próximo biênio, preenchendo posto até então ocupado pelo desembargador José Jacob Valente, que encerrou seu segundo mandato.
Na abertura da sessão, o presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, fez menção especial aos homenageados. Ao falar da desembargadora Silvia Rocha, sua colega de concurso, teceu elogios. “É uma honra imensa recebê-la. Como todos sabem, é uma profissional de cabedal indiscutível e uma formadora de opinião. Seja muito bem-vinda, será uma satisfação para todos nós podermos aprender um pouco mais com Vossa Excelência”, afirmou o presidente, que também destacou o êxito da desembargadora na condução do 189º Concurso de Ingresso na Magistratura.
Em seguida, o presidente prestou homenagem ao desembargador Moacir Peres. “Tenho orgulho imenso de ser seu colega, e uma satisfação enorme em ser seu amigo. Tenha a certeza de que reconhecemos os anos de trabalho e sentiremos muito sua falta. O sentimento de dever cumprido é a sua marca, e o respeito e admiração de todos também. Seja muito feliz”, disse Ricardo Anafe, sem deixar de reconhecer o homenageado como um amante das artes e maior colecionador de figurinhas de futebol do Brasil.
Além dos integrantes do Órgão Especial, também prestigiaram a sessão o presidente do TJSP no biênio 2020/2021, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, desembargador Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia; a ouvidora do TJSP, desembargadora Lígia Cristina de Araújo Bisogni; o presidente do Conselho da Associação Paulista de Magistrados, desembargador Carlos Fonseca Monnerat, representando a Apamagis; os desembargadores Antonio Celso Aguilar Cortez, Luís Francisco Aguilar Cortez, Eduardo Cortez de Freitas Gouvêa, Luís Paulo Aliende Ribeiro, Flora Maria Nesi Tossi Silva, Carlos Otávio Bandeira Lins, Ana Paula Zomer e César Eduardo Temer Zalaf; as servidoras Eliana Shirasaka, Julia Chaim, Maísa Cristina Dante Fagundes, Michele Cavalcante Lisboa, Renata Cristina de Andrade e Renata Gonzalez Mardegan Motta, que trabalharam com o desembargador Moacir Peres; advogados, servidores da Justiça e público que acompanhava a sessão do OE.

 

Homenagens ao desembargador Moacir Peres
A exemplo do que ocorreu na última segunda-feira (27), quando participou de sua última sessão na 7ª Câmara de Direito Público, o desembargador Moacir Peres foi homenageado pelos colegas do Órgão Especial. Com o uso da palavra, o vice-presidente do TJSP, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger, destacou a humildade e exaltou a trajetória do amigo. “Posso afirmar que os votos do desembargador Moacir Peres são condutores. Quando fala, todo mundo precisa prestar a atenção. Certamente fará muita falta a este Órgão e ao Tribunal”, disse. O corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, também enalteceu as qualidades do homenageado. “Falar de Moacir Peres é falar de serenidade, tranquilidade, lealdade e competência. Um poço de sabedoria e gentileza”, afirmou.
“Absoluta convicção de que foi um excelente magistrado e servirá de exemplo para todos”, declarou a desembargadora Luciana Bresciani. O desembargador Jarbas Gomes o definiu como “um homem muito intenso e pleno em tudo que se dispõe a fazer”. “É um homem de rara inteligência”, elogiou o desembargador Ferreira Rodrigues. Para o desembargador Tasso Duarte de Melo se trata de “uma referência a ser seguida e nos esforçaremos para bem representá-lo durante sua aposentadoria”. “Trouxe um pouco de sua cultura para abrilhantar essa casa”, declarou o desembargador Damião Cogan. “A generosidade do desembargador Moacir é uma marca”, pontuou o desembargador Vico Mañas.
Os tributos prosseguiram durante a sessão. “Certamente toda a Justiça paulista o agradece”, ressaltou a desembargadora Márcia Dalla Déa Barone. Já o desembargador James Siano enalteceu as qualidades do colega. O desembargador Campos Mello, por sua vez, compartilhou a certeza de que o homenageado “exerceu suas atribuições neste Tribunal, na Seção de Direito Público e no Órgão Especial com maestria”. “Desejo vida plena e muita felicidade”, declarou a desembargadora Silvia Rocha. “Um jurista conceituado e uma referência no Direito Público, especialmente na área tributária”, apontou o desembargador Décio Notarangeli. Também o procurador de Justiça Mário Antonio de Campos Tebet resumiu a personalidade do magistrado: “Uma daquelas pessoas que iluminam o ambiente em que se faz presente”, disse.
Após as homenagens, o desembargador Moacir Peres saudou os integrantes do colegiado, todos os colegas de Magistratura, servidores da Justiça e sua esposa, Maria Bernadete Antonialli Peres (que esteve presente às homenagens), a quem agradeceu o companheirismo de mais de 50 anos. Ao relembrar sua trajetória, o magistrado enalteceu figuras como a de seu pai, o advogado Waldir Troncoso Peres; seu tio, Moacir Troncoso Peres, que foi juiz e, segundo o homenageado, “plantou na família a semente da Magistratura”; e também sua grande referência na carreira, o acadêmico e jurista Ruy Barbosa Nogueira.
Com palavras do poeta e amigo Paulo Bonfim, Moacir Peres expressou seu sentimento em relação à despedida do Órgão Especial e do Tribunal de Justiça. “Passamos uma época da vida colecionando emoções, e outra colecionando saudades. Eu já estou sentindo saudades do convívio com todos os amigos que aqui cultivei durante todos esses anos”, afirmou, antes de deixar uma mensagem de incentivo aos colegas. “Creiam sempre que um Tribunal, que já é bom, pode ser ainda melhor, e contribuam para que isso aconteça. Esperança é a palavra mágica”, disse o homenageado. O desembargador encerrou seu último discurso com as palavras de outro poeta, Tom Jobim, também em homenagem à sua esposa. “É o fim do caminho. São as águas de março fechando o verão. É a promessa de vida no teu coração.”

 

Magistrados recepcionam a desembargadora Silvia Rocha
Recém-eleita para o Órgão Especial, a desembargadora Silvia Rocha recebeu as boas-vindas dos integrantes do colegiado. “Para ressaltar suas qualidades, teríamos que ficar aqui por um bom tempo. Sempre foi uma magistrada exemplar e, recentemente, mostrou isso na condução do último Concurso de Ingresso na Magistratura”, declarou o vice-presidente Guilherme Gonçalves Strenger. O corregedor-geral Fernando Antonio Torres Garcia relembrou os anos de convivência com a amiga, já que integraram a mesma turma do curso de Direto da Universidade de São Paulo. “Uma magistrada de extrema competência e serenidade. Este Órgão certamente se enriquecerá com o saber jurídico de Sua Excelência”, afirmou.
Diversos magistrados se manifestaram para recepcionar a colega eleita. “Tive a honra de trabalhar com a desembargadora no Concurso da Magistratura, que ela conduziu com maestria”, recordou a desembargadora Luciana Bresciani. O desembargador Jarbas Gomes frisou que “sua elevada cultura jurídica certamente trará muito a esse Órgão Especial”. “Desejo-lhe toda a felicidade e sucesso, que tenho certeza de que terá em face de seu preparo e da cultura que já demonstrou”, afirmou o desembargador Ferreira Rodrigues. O desembargador Tasso Duarte de Melo ressaltou que “será uma grande honra trabalhar com a senhora, conhecemos tão bem seu trabalho”. “Com sua experiência, vem engrandecer esta Corte”, pontuou o desembargador Damião Cogan. “Seja muito bem-vinda”, desejou o desembargador Vico Mañas, que também foi colega de turma da homenageada no Largo São Francisco.
As homenagens prosseguiram. “Ela abriu fronteiras para mulheres na carreira”, destacou a desembargadora Márcia Dalla Déa Barone. O desembargador James Siano lembrou que foram promovidos ao cargo de desembargador no mesmo dia, em 2010. “É uma alegria recebê-la”, afirmou. “Tenho certeza de que contribuirá muito para o bom andamento dos trabalhos neste Órgão, é muito preparada”, declarou o desembargador Campos Melo. “O Tribunal de Justiça precisa da presença de juízes e juízas como Vossa Excelência neste plenário”, disse o desembargador Décio Notarangeli. Declarou o procurador de Justiça Mário Antonio de Campos Tebet: “Desejo muita felicidade e realizações nesse Órgão, e um agradecimento por se dispor a vir e a somar”. O desembargador Moacir Peres também deixou uma palavra de acolhimento à magistrada. “Vossa Excelência agregará muito valor a este Órgão, não tenho a menor dúvida”, disse.
Em breve discurso, a desembargadora Silvia Rocha agradeceu a receptividade demonstrada pelos colegas. “Meu compromisso é aprender sempre, para julgar melhor. Pretendo aprender com todos os senhores e senhoras. Muito obrigada pela acolhida”, declarou.

 

Comunicação Social TJSP – RD (texto) / PS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br

Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP