Comunicação Social

Notícia

Comarca de Taquarituba lança projeto de Jornalismo Estudantil Comunitário

Promoção da cidadania e de habilidades de comunicação.

A Vara Única de Taquarituba lançou Projeto de Jornalismo Estudantil Comunitário em parceria com escolas estaduais e privadas do município. A iniciativa objetiva incentivar estudantes a desenvolverem habilidades comunicativas e refletirem sobre a importância do papel da imprensa na sociedade.
Para a juíza diretora do fórum de Taquarituba, Diana Cristina  Silva  Spessotto, o projeto de jornalismo estudantil comunitário é uma forma de promover a cidadania e o engajamento dos jovens na construção de uma sociedade mais informada e consciente. Dentre os alunos inscritos, o programa inclui também jovens em situação de vulnerabilidade, indicados pelo Poder Judiciário. “Com a nossa parceria, esperamos não só contribuir para a formação de novos talentos na área do jornalismo, como principalmente para fomentar a formação de cidadãos com uma maior capacidade de comunicação responsável e ética. O desenvolvimento de habilidades como a comunicação equilibrada, sobretudo a comunicação não violenta, certamente contribuirá para diminuir o número de litígios de nossa comarca”, afirma a magistrada.
Já em andamento no município e com aproximadamente 30 participantes da rede pública e particular, o projeto é coordenado pelo jornalista Edison Veiga Junior, graduado em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), pós-graduado em edição pelo Centro de Extensão Universitária da Universidade de Navarra, e autor de oito livros. “O jornalismo é uma ferramenta fundamental para a promoção da transparência, da democracia e da justiça. Com este projeto, esperamos contribuir para a formação de cidadãos mais críticos e participativos”, ressalta a juíza. Os resultados da iniciativa serão divulgados por meio de publicação on-line, que disponibilizará os conteúdos produzidos pelos estudantes.
O Projeto de Jornalismo Estudantil Comunitário foi desenvolvido em concordância com a Recomendação nº 136/22, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que orienta os tribunais que instituam e mantenham projetos permanentes junto às instituições de ensino para trabalhar temas como noções básicas de cidadania, direitos fundamentais e sociais e prevenção de conflitos, entre outros.

  Comunicação Social TJSP – TM (texto) / Divulgação (foto)
imprensatj@tjsp.jus.br

 

        Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial    
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP