Comunicação Social

Notícia

TJSP na Mídia: Imprensa reforça alertas do Tribunal contra golpes

Magistrado concedeu entrevista sobre o tema.

 

Os alertas do Tribunal de Justiça de São Paulo contra golpes envolvendo falsos telefonemas, mensagens e sites repercutiram na imprensa paulista, com reportagens no “Jornal da EPTV – 2ª Edição”, da EPTV (afiliada da TV Globo na região de Campinas), e no site “A Cidade On”, ambas veiculadas nesta semana.
As matérias tratam de uma das modalidades mais comuns de golpe, na qual os criminosos, mediante informações públicas dos processos, entram em contato com as vítimas solicitando dinheiro para facilitar os pagamentos. "Se passam por funcionários do Tribunal de Justiça ou por advogados e dizem que a pessoa está para receber valores. Só que, para receber, precisa fazer um depósito, pagar uma taxa, custas, tributo ou, simplesmente, clicar em um link que é mandado pelo Whatsapp”, alertou o juiz titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Campinas, Wagner Roby Gidaro, que concedeu entrevista aos veículos.
Pessoas que têm precatórios a receber estão entre as mais visadas pelos golpistas. O TJSP salienta que não solicita depósitos e nem adiantamentos de taxas, custas processuais ou impostos para o recebimento de valores e não há possibilidade de adiantamento de pagamentos, uma vez que a ordem é cronológica e determinada pela Constituição Federal. Ao constatar a tentativa de golpe, é fundamental que a vítima registre ocorrência na Polícia Civil.
Além de precatórios, também há golpes envolvendo outros tipos de processos, incluindo leilões, cartas, e-mails, links, telefonemas e mensagens diversas. Acesse este link para saber mais sobre como proceder diante de possíveis fraudes.

 

Comunicação Social TJSP – RD (texto) / MK (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br

Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp  


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP