Comunicação Social

Notícia

TJSP participa do 1º Encontro Nacional de Bibliotecas do Poder Judiciário

Magistrados, servidores e bibliotecários promoveram debates.

  O Tribunal de Justiça de São Paulo esteve presente no 1º Encontro Nacional de Bibliotecas do Poder Judiciário (Enabijud), realizado entre os dias 16 e 17 de março pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) e pela Rede Nacional de Bibliotecas Judiciárias (BibliomemoJus), em Brasília. O juiz Carlos Alexandre Böttcher, coordenador da BibliomemoJus e integrante do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário e da Comissão de Gestão da Memória do TJSP, representou o Judiciário paulista no evento, ao lado da diretora da Diretoria de Gestão do Conhecimento Judiciário (DGJUD), Luciana Vassalo Cano Garcia.
A cerimônia de abertura contou também com a participação do diretor da revista do TRF1, desembargador federal Ney Bello, representando o presidente; da conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desembargadora Salise Monteiro Sanchotene; do juiz federal em auxílio à Corregedoria Nacional da 1ª Região, Ilan Presser; e da coordenadora do 1º Encontro Nacional, a diretora da biblioteca do TRF 1ª Região, Marília Mello.
Para o Encontro foi realizado diagnóstico das bibliotecas do Poder Judiciário, que será encaminhado ao CNJ. Na abertura, o juiz Carlos Alexandre Böttcher ressaltou a importância do evento para a capacitação dos servidores da área e reforçou a relevância de tais funções para a atividade jurisdicional. O magistrado também lembrou da necessidade de engajamento das bibliotecas nas ações de memória, inovação e implementação dos objetivos da Agenda 2030.
A palestra de abertura, com o tema “A Biblioteca de Babel: conhecimento e poder no Judiciário”, foi proferida pelo desembargador federal Ney Bello, que destacou a importância das bibliotecas, da leitura e dos livros.
Dentre os tópicos destacados ao longo da programação estavam: o futuro das bibliotecas; conhecimento e poder no Judiciário; organização de bibliotecas digitais, métricas em repositórios digitais e bibliotecas judiciais, e a agenda de 2030 - universalidade e aplicabilidade.

*Com informações do CNJ e TRF-1.

Comunicação Social TJSP – GC (texto) / TRF-1 (fotos) 
imprensatj@tjsp.jus.br

Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial    
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp  


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP