Comunicação Social

Notícia

47ª CJ – Taubaté recebe visita telepresencial “Memória TJSP”

Evento cultural percorre todas as regiões administrativas.
 
Magistrados e servidores participaram, na sexta-feira (31), da segunda visita telepresencial “Memória TJSP” do ano, desta vez em homenagem à 47ª Circunscrição Judiciária – Taubaté, que pertence à 9ª Região Administrativa Judiciária – São José dos Campos. Lançada em 2021, a iniciativa agrega conteúdos do Museu, Palácio da Justiça, Arquivo e Biblioteca e percorre virtualmente as dez RAJs do Estado, levando cultura e rememorando acontecimentos que marcaram a história do Tribunal de Justiça de São Paulo. Em fevereiro, na abertura da segunda fase do evento, a 20ª CJ – Itu foi a homenageada.
O juiz Carlos Alexandre Böttcher – integrante do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) e da Comissão de Gestão da Memória, presidida pelo desembargador Octavio Augusto Machado de Barros Filho – apresentou o evento, produzido pelo Museu do TJSP. A condução da visita foi feita pelo desembargador Renato Delbianco, vice-presidente da Comissão, que enalteceu a importância da iniciativa e a atividade do Judiciário paulista. “Somos uma grande equipe com milhares de servidores e magistrados”, disse. 
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia, judicou na comarca e guarda lembranças saudosas da cidade que, em suas palavras, conjuga cultura, história e desenvolvimento. “Sinto saudade de Taubaté e do Vale do Paraíba”, falou.
Em seguida, foi apresentado um vídeo institucional do TJSP sobre a origem do Poder Judiciário no país e do Judiciário paulista. A apresentação mencionou o Palácio da Justiça, o Museu, a biblioteca e outros prédios do Tribunal, destacando o acervo de processos de grande valor histórico.
Na segunda parte da visita, o coordenador da 47ª CJ, desembargador Luiz Felipe Nogueira Júnior, homenageou importantes nomes da história jurídica que nasceram na região ou atuaram na comarca. “Quero destacar o desembargador aposentado Justino Magno Araújo, que sempre se dedicou à preservação da memória do Judiciário”, disse, citando a obra de autoria do magistrado O Tribunal de Justiça de São Paulo através dos tempos: 1874-1974.
O juiz diretor do fórum de Taubaté, Flavio de Oliveira Cesar, também fez uso da palavra. “Taubaté é uma das comarcas mais antigas e remete ao período colonial”, lembrou o magistrado. Ele apontou que a iniciativa “valoriza a memória de todos os profissionais que contribuem para que o TJSP seja considerado um dos maiores tribunais do mundo”. Ele fez questão de ressaltar a excelência do evento, elogiado por juízes e servidores.  
No vídeo de apresentação da CJ, foi contada a história da cidade e do Judiciário na comarca, com destaque para o prédio onde atualmente funciona o Fórum Criminal “Desembargador Paulo de Oliveira Costa”, construído em 1949. O local conta com Salão do Júri histórico e acervo relevante de processos. Também foi exibido depoimento do advogado José Alves, inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) desde 1958 e pai da desembargadora aposentada Zélia Maria Antunes Alves. “Taubaté deu uma contribuição importante para a Magistratura, não só na atualidade republicana como também nos tempos do Império”, disse o advogado. Já a historiadora e paleógrafa Lia Carolina Prado Alves Mariotto contou sobre a criação do arquivo municipal da cidade, onde atuou por 30 anos realizando catalogação e limpeza dos documentos.
Ao término do vídeo, a desembargadora Zélia Maria Antunes Alves, primeira mulher a ser juíza no TJSP, contou sobre suas lembranças por ter nascido e crescido em frente ao prédio onde funciona o fórum criminal. “Tenho fotos de quando era criança no local. É como se fosse uma premonição de que seria juíza” contou. Ao final, o desembargador Justino Magno Araújo agradeceu o convite para participar da homenagem à comarca onde iniciou a carreira. “A memória deve ser preservada. Taubaté traz muito orgulho para o Judiciário paulista”, destacou.
Também participaram da visita virtual o desembargador Dimas Rubens Fonseca (presidente da Seção de Direito Privado no biênio 2020/2021); os juízes Jorge Alberto Passos Rodrigues (1ª Vara da Família e das Sucessões de Taubaté), Erico Di Prospero Gentil Leite (2ª Vara da Família e das Sucessões de Taubaté), Fabio Marques Dias (diretor do fórum de Batatais e titular do Juizado Especial Cível e Criminal) e Denise Indig Pinheiro (1ª Vara Cível de Osasco), além do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Taubaté, Marcelo Mazzuia.
O conteúdo estará disponível na playlist “Memória do Poder Judiciário”, no canal oficial do TJSP no YouTube.
 
Próximas visitas "Memória TJSP": Confira o cronograma de visitas, que ocorrerão até o final de 2023, sempre às 11 horas. As inscrições são pela página do agendamento virtual
 
Comunicação Social TJSP – GC (texto) / PS (reprodução e arte) 
 
Siga o TJSP nas redes sociais:


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP