Comunicação Social

Notícia

José Roberto Nogueira Nascimento toma posse como desembargador do TJSP

Posse solene realizada nesta quinta-feira (20).

José Roberto Nogueira Nascimento assumiu hoje (20) o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, em posse administrativa e solene, passando a integrar o 2º Grau de jurisdição após 39 anos de carreira na Magistratura. A cerimônia foi conduzida pelo presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, e contou com o prestígio de diversos magistrados, servidores e convidados do homenageado.
Na presença de familiares e amigos, o desembargador José Roberto Nogueira Nascimento prestou compromisso, assinou termo de posse e recebeu o Colar do Mérito Judiciário do presidente Ricardo Mair Anafe, que cumprimentou o novo colega e exaltou sua trajetória. “Traz toda a bagagem da 1ª Instância e de anos de exercício e boa prestação jurisdicional. Essa bagagem é muito importante para o Tribunal”, declarou o presidente, salientado a responsabilidade do papel que empossado passa a desempenhar.
Coube ao corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, o papel de orador em nome do Tribunal. O magistrado relembrou a longa amizade com o desembargador José Roberto Nogueira Nascimento, seu colega de turma na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e com quem compartilhou o período de estudos para o concurso de ingresso. “Além de grande magistrado, é meu amigo. Percorremos juntos esses quase 40 anos de Magistratura. A Comarca de Marília certamente sentirá falta de um juiz como ele, mas o 2º Grau se engrandecerá, sobretudo a Seção de Direito Criminal”, declarou o corregedor.
O desembargador José Roberto Nogueira Nascimento afirmou que assume o novo posto com o mesmo espírito de simplicidade com que exerceu a judicatura em todas as comarcas pelas quais passou. O magistrado exaltou a figura de sua mãe, Maria de Lourdes Nogueira Nascimento, que, inspirada na figura de um familiar, o desembargador e ex-ministro do STF Laudo Ferreira de Camargo, disse que o filho também seguiria o caminho da Magistratura. “Hoje, aos 64 anos, tenho a alegria de tomar posse neste Tribunal, na presença da pessoa que adivinhou qual seria minha real vocação. As mães sabem o que falam”, disse o homenageado, ressaltando o privilégio de poder ter exercido a função por tantos anos, seja na esfera criminal ou na área da  Infância e Juventude. “Fiz tudo o que eu mais quis na vida: ser juiz. Esse momento é a posse mais solene e feliz que eu jamais poderia imaginar”, afirmou o magistrado, que assume o posto decorrente da aposentadoria do desembargador Claudio Hamilton Barbosa.
A cerimônia também contou com a presença de demais integrantes do Conselho Superior da Magistratura, desembargadores Guilherme Gonçalves Strenger (vice-presidente), Fernando Antonio Torres Garcia (corregedor-geral da Justiça), Artur César Beretta da Silveira (presidente da Seção de Direito Privado), Wanderley José Federighi (presidente da Seção de Direito Público) e Francisco José Galvão Bruno (presidente da Seção de Direito Criminal); da esposa do homenageado, Patrícia Christina Branco de Mendonça Nascimento; de seu filho, Alexandre; de sua irmã, Silvia Helena Nogueira Nascimento; além de magistrados, servidores e amigos de longa data.

José Roberto Nogueira Nascimento – Nasceu em São Paulo (SP), em 1959. Graduou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, turma de 1982. Ingressou na Magistratura em 1984, como juiz substituto da Comarca de Osasco. Também judicou em Votuporanga, Nhandeara, Andradina, Capital e Marília, onde atuou mais recentemente como juiz titular da Vara da Infância e da Juventude.

Mais fotos no Flickr.

Comunicação Social TJSP – RD (texto) / PS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp  


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP