Comunicação Social

Notícia

Universidade São Judas realiza júri simulado no Palácio da Justiça

 Atividade teve presença de professores e alunos.

O Tribunal de Justiça de São Paulo recebeu, na sexta-feira (28), alunos e professores do curso de Direito da Universidade São Judas Tadeu dos campi Paulista e Santo Amaro, para realização de júri simulado. A atividade acadêmica foi realizada no histórico Salão do Júri do Palácio da Justiça, local onde aconteceram julgamentos famosos, como o de João Acácio Pereira da Costa, conhecido como o “bandido da luz vermelha”.
A coordenadora de Prática Jurídicas da unidade Paulista, professora mestre Adriana da Silva Preti, iniciou os trabalhos agradecendo ao Tribunal e aos alunos que se dedicaram. “É uma grande oportunidade que eu não tive na época da minha graduação”, afirmou.
Para o dia foi escolhido um caso fictício de uma suposta tentativa de homicídio cometido pelo réu contra o acusado, seu amigo de longa data, que mantinha relacionamento com a ex-mulher da vítima. O papel de juiz presidente coube ao professor mestre José Procópio da Silva de Souza Dias, que também é procurador do Estado de São Paulo.
O conselho de sentença decidiu pela desclassificação do crime de tentativa de homicídio para lesão corporal grave, com os representantes do Ministério Público optando por não apresentar proposta de suspensão condicional do processo. Com isso, o réu foi condenado a um ano prisão a ser cumprido em regime aberto, decisão proferida pelo juiz presidente.
Ao final, os professores da instituição que estiveram presentes na atividade receberam certificado de participação. No encerramento, a coordenadora do curso de Direito, do campus Santo Amaro, professora Roseli dos Santos Martins, agradeceu a participação dos alunos e destacou que o “júri simulado é uma oportunidade para os alunos estarem em contato com a prática, o que contribui para o sucesso profissional”.
Estiveram presentes também os professores mestres Bárbara Gonzalez Dias Lopes e Marcos José Maschietto.
As visitas monitoradas e os júris simulados no Tribunal de Justiça de São Paulo são agendados pela Diretoria de Relações Institucionais pelo telefone (11) 4802-9215.

  Mais fotos no Flickr.


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP