Comunicação Social

Notícia

Retrato do desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco é inaugurado na Galeria de Ex-Presidentes

Magistrado esteve à frente do TJSP no biênio 2020/2021.

 

O Tribunal de Justiça de São Paulo inaugurou, ontem (15), o retrato do desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco (biênio 2020/2021) na Galeria de Ex-Presidentes do TJSP. Agora, a ilustre sequência que tem início com o conselheiro Tristão de Alencar Araripe (1874) termina temporariamente com a imagem do magistrado que teve a missão de liderar o Judiciário paulista em meio a um dos maiores desafios de sua história, a crise desencadeada pela pandemia da Covid-19. Assista no canal oficial do TJSP no Youtube
O presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, abriu a solenidade com um discurso sobre os feitos e qualidades do homenageado. Corregedor-geral da Justiça de São Paulo no biênio 2020/2021, contou sobre o que testemunhou no período e os aprendizados colhidos. Ele lembrou que o ano de 2020 começou com sérias questões orçamentárias e em março o Poder Judiciário foi obrigado a fechar as portas para preservar a saúde da população. “Foram dois anos de muita luta e dedicação, e Sua Excelência, o presidente do Tribunal de Justiça, teve a postura, a altivez e a sabedoria na condução do Tribunal”, afirmou o desembargador Ricardo Anafe. “Sob o comando de Sua Excelência todos nos forjamos para sermos, cada vez mais, melhores juízes e melhores servidores”, ressaltou. “Nesses dois anos nós melhoramos pelas intempéries. Melhoramos porque todos se esforçaram e o Poder Judiciário de São Paulo deve o comando desse esforço, dessa dedicação, à Sua Excelência, o presidente do Tribunal nesse biênio, o desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco”, concluiu.
Após descerrar o retrato com ajuda de sua esposa, Maria Fernanda Abbati dos Santos, o desembargador Pinheiro Franco saudou os presentes e rememorou o período à frente do TJSP. “Creio ter cumprido o mandato outorgado, nos limites de minhas possibilidades. Trabalhei diuturnamente pela grandeza da Corte, com a responsabilidade de mantê-la no pedestal maior, fruto da missão de meus antecessores”, afirmou. “Sempre tive em mente que o presidente do Tribunal deve despir-se da pessoalidade para servir à instituição, fornecendo todos os meios para que seus membros, magistrados e servidores, possam atuar por ela com tranquilidade, compromisso, responsabilidade e afinco, sempre com olhos na sociedade, em busca da paz social almejada por todos.”
O magistrado proferiu diversos agradecimentos direcionados aos colegas do Conselho Superior da Magistratura, desembargadores, juízes e juízas assessores, servidores, policiais militares, familiares e todos aqueles que o auxiliaram a cumprir o encargo para o qual seus pares o elegeram. “Devo muito a todos. E talvez nunca consiga agradecer o bastante. Eu era apenas parte de uma equipe, de uma engrenagem, cujos membros procurei valorizar a cada instante”, disse. “Agiram sempre em conformidade com os preceitos que regem a honra, o dever, a probidade, a dignidade e a integridade. Nunca vou esquecer do carinho e da lealdade de cada um, todos atuando em prol de nosso amado Tribunal”, finalizou.
Prestigiaram a solenidade o secretário executivo da Justiça e Cidadania, Raul Christiano de Oliveira Sanchez, representando o governador; o vice-presidente do TJSP, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger; o corregedor-geral da Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; o decano do TJSP, desembargador José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino; os presidentes das Seções de Direito Privado, desembargador Artur César Beretta da Silveira, e Direito Público, desembargador Wanderley José Federighi; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, desembargador Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia; o subprocurador-geral de Justiça, José Carlos Cosenzo, representando o procurador-geral; o procurador do Estado Cláudio Henrique Ribeiro Dias, representando a procuradora-geral do Estado de São Paulo; o primeiro subdefensor-geral do Estado de São Paulo, Rafael Pitanga Guedes, representando o defensor público-geral; os ex-presidentes do TJSP, desembargadores Ivan Ricardo Garisio Sartori (biênio 2012/2013) e Paulo Dimas Debellis Mascaretti (biênio 2016/2017); o vice-presidente da União Internacional de Magistrados e vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados, desembargador Walter Barone; o  presidente do Conselho Administrativo da Magiscred, desembargador Ademir de Carvalho Benedito; a presidente da Associação Paulista de Magistrados, juíza Vanessa Ribeiro Mateus; a presidente do Instituto Paulista de Magistrados, juíza Ana Maria Brugin; o conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Hélio Rubens Batista Ribeiro Costa, representando a presidente da OAB SP; o ex-presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Aloisio Lacerda Medeiros, representando o presidente; o delegado de polícia chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, Tiago Antonio Salvador, representando o delegado-geral; a diretora de Eventos e Relações Públicas do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo, Ana Paula Frontini, representando o presidente; Erasmo Mendonça de Boer, representando a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; os familiares do homenageado, José Roberto Pinheiro Franco (irmão) e Fabiana Maia Pinheiro Franco (filha); desembargadores, juízes e servidores.

 

Mais fotos no Flickr.

 

Comunicação Social TJSP – GA (texto) / KS e PS (fotos) / ND e VV (vídeo)
imprensatj@tjsp.jus.br

 

 

        Siga o TJSP nas redes sociais:
        www.facebook.com/tjspoficial
        www.twitter.com/tjspoficial
        www.youtube.com/tjspoficial
        www.flickr.com/tjsp_oficial
        www.instagram.com/tjspoficial
        www.linkedin.com/company/tjesp


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP