Comunicação Social

Notícia

Desembargador Carlos Eduardo Andrade Sampaio é homenageado na última sessão antes da aposentadoria

44 anos dedicados à Magistratura.

 

  O desembargador Carlos Eduardo Andrade Sampaio foi homenageado em sua última sessão de julgamento na 1ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, nesta segunda-feira (26). O magistrado, que se aposenta após 44 anos de carreira, foi saudado por amigos e colegas em solenidade conduzida pelo presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, na presença de integrantes do Conselho Superior da Magistratura (CSM), colegas, servidores e convidados.
O presidente do TJSP abriu a sessão destacando a satisfação de comparecer à última sessão do magistrado e demonstrou a felicidade por vê-lo completar um ciclo. “O sentimento de gratidão que se cinge ao TJSP é, também, de toda população do Estado de São Paulo e de todo o Brasil, uma vez que a busca pela melhor jurisdição é uma garantia do Estado Democrático de Direito”, afirmou o desembargador Ricardo Anafe, que destacou a atuação do magistrado no exercício da função: “Vossa Excelência sempre a fez da maneira mais culta e mais breve, o que engrandece o Poder Judiciário”.
Em seguida, o colega de Câmara, desembargador Mário Devienne Ferraz, fez uso da palavra para enaltecer o amigo. Contou que se conheceram há mais de 45 anos, quando trabalhavam como servidores na Comarca de Santos. “Nossa amizade se solidificou quando ingressamos no 144º Concurso da Magistratura, em 1979, de que também fez parte o nosso colega de Câmara, Figueiredo Gonçalves”, disse o magistrado.
O presidente da 1ª Câmara de Direito Criminal, desembargador Luiz Antonio Figueiredo Gonçalves, lembrou-se em sua fala da longa amizade com Carlos Eduardo Andrade Sampaio, que dura pelo menos 53 anos, e que teve início na Universidade Católica de Santos. “Quando ingressei, ele já estava no terceiro ano e nos intervalos eu via uma figura extremamente bem vestida e muito educada, a que nós apelidamos de ‘lorde’”, rememorou.
“Acredito que honrei o compromisso que assumi quando ingressei na Magistratura. Agradeço a toda minha família aqui presente, minha esposa e filha”, declarou o desembargador Carlos Eduardo Andrade Sampaio em seu discurso de despedida. Ele fez questão de agradecer aos funcionários do gabinete, servidores da Justiça, integrantes do Ministério Público e advogados. “Especial agradecimento aos integrantes da 1ª Câmara Criminal, com quem muito aprendi”, finalizou.
Também prestigiaram a sessão os integrantes do CSM, desembargadores Guilherme Gonçalves Strenger (vice-presidente), Fernando Antonio Torres Garcia (corregedor-geral da Justiça), Artur César Beretta da Silveira (presidente da Seção de Direito Privado), Wanderley José Federighi (presidente da Seção de Direito Público) e Francisco José Galvão Bruno (presidente da Seção de Direito Criminal); os demais integrantes da 1ª Câmara de Direito Criminal, desembargadores Ivo de Almeida, Alberto Anderson Filho e Diniz Fernando Ferreira da Cruz; os desembargadores Nilson Xavier de Souza e Antônio Álvaro Castello; o promotor de Justiça Luiz Antônio de Camargo; magistrados, membros do Ministério Público, advogados, servidores e demais presentes.

 

Carlos Eduardo Andrade Sampaio – Nasceu em Santos, em outubro de 1948. Formou-se pela Faculdade Católica de Direito de Santos, na turma de 1972. Ingressou na Magistratura como juiz substituto da 50ª Circunscrição Judiciária, com sede em São Vicente. Trabalhou nas Comarcas de Juquiá, Jundiaí, Santos, São Vicente e Capital. Foi promovido, em março de 2017, pelo critério de antiguidade, ao cargo de desembargador do TJSP.

 

  Comunicação Social TJSP – GC (texto) / KS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP