Desembargador Antonio Carlos Tristão Ribeiro recebe homenagens antes da aposentadoria
Última sessão na 5ª Câmara de Direito Criminal.
O desembargador Antonio Carlos Tristão Ribeiro foi homenageado em sua última participação na 5ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, nesta quinta-feira (29). O magistrado, que se aposenta após mais de 44 anos de carreira, recebeu palavras carinhosas de amigos e colegas em solenidade conduzida pelo presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, na presença de integrantes do Conselho Superior da Magistratura (CSM) e convidados.
O presidente Ricardo Anafe abriu a sessão destacando a carreira do homenageado. “É um profissional que chega à aposentadoria com a convicção de ter combatido o bom combate. Sempre agiu de forma a dignificar o Poder Judiciário. O TJSP agradece por tantos anos de dedicação e profícuo trabalho. Tenho certeza de que o senhor terá uma nova jornada. As amizades permanecem, mas é uma nova vida que se abre”, declarou.
Relembrando os tempos em que conheceu o colega, em 1996, o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Wanderley José Federighi fez uso da palavra. “Foi uma época produtiva e de estreitamento desse laço de amizade. O desembargador Tristão Ribeiro é uma pessoa que marcou a minha vida e carreira. Conhece o Direito e a boa aplicabilidade da lei, acima de tudo de maneira humana”, disse.
Os integrantes da 5ª Câmara de Direito Criminal também transmitiram palavras de admiração ao amigo. “É um homem de simplicidade cativante, amigo para todos os momentos, uma alma que está sempre presente e nos ajuda a enfrentar as situações da vida; é uma daquelas pessoas que veio ao mundo para semear o amor e a alegria”, ressaltou o presidente da Câmara, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco. “Ele consegue trazer paz e tranquilidade aos momentos difíceis; cumpriu a missão, procurou dar o melhor de si e escreveu seu nome na história”, afirmou o desembargador José Damião Pinheiro Machado Cogan. “Um juiz completo, com absoluta transparência e lealdade; um monumento da Magistratura que nos brindou com afabilidade e nos deixa um legado”, expressou o desembargador Geraldo Luís Wohlers Silveira. “Vossa Excelência faz parte do que somos, é um exemplo; aprendi muito não só no aspecto jurídico, mas humano”, proferiu a desembargadora Claudia Lucia Fonseca Fanucchi.
As homenagens ao desembargador Tristão Ribeiro continuaram ao longo da sessão. O procurador de Justiça Luiz Antonio Guimarães Marrey descreveu o homenageado como “um magistrado estudioso, humano, firme e sempre cordial com os advogados e membros do Ministério Público”. Já o presidente da 8ª Câmara de Direito Público, desembargador Carlos Otávio Bandeira Lins, compartilhou uma lembrança que tem do colega: “Logo que entrei no TJSP, o desembargador Tristão Ribeiro pronunciou uma frase que me marcou: ‘precisamos servir ao TJ’; para ele, esse é um comportamento natural”, disse.
Com a palavra, o homenageado rememorou sua carreira no Judiciário e agradeceu a afeição dos colegas magistrados, o apoio dos familiares durante a jornada e o trabalho prestado pelos servidores. “O momento é de falar de gratidão por tudo que a vida me proporcionou, especialmente pela aprovação no concurso de ingresso, que lembro como se fosse hoje. Deixo o TJSP por imperativo constitucional com a consciência de dever cumprido, certo de que dei o melhor de mim. Estou pronto para a nova etapa da vida. Disposição, saúde e coragem não faltarão”, manifestou o desembargador Antonio Carlos Tristão Ribeiro.
Também prestigiaram a sessão os integrantes do CSM, desembargadores Guilherme Gonçalves Strenger (vice-presidente), Fernando Antonio Torres Garcia (corregedor-geral da Justiça), Artur César Beretta da Silveira (presidente da Seção de Direito Privado) e Francisco José Galvão Bruno (presidente da Seção de Direito Criminal); o desembargador Maurício Henrique Guimarães Pereira Filho (5ª Câmara de Direito Criminal); os desembargadores Francisco Eduardo Loureiro, Laerte Marrone de Castro Sampaio e José Augusto Genofre Martins; o filho do homenageado, Carlos Eduardo Pereira Ribeiro; magistrados, amigos e servidores.
Antonio Carlos Tristão Ribeiro – nasceu em Itaporanga, em setembro de 1948. Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, turma de 1971. Ingressou na Magistratura em 1979, nomeado como juiz substituto na 50ª Circunscrição Judiciária, com sede em São Vicente. Nos anos seguintes, judicou na 24ª CJ, com sede em Avaré, e nas comarcas de Guararapes, Palmital, São Bernardo do Campo e São Paulo. Prestou serviços junto à Corregedoria-Geral de Justiça (1990-1991) e atuou como juiz assessor da 2ª Vice-Presidência (1994-1995), juiz assessor auxiliar da 1ª Vice-Presidência (1996-1997) e juiz assessor da Presidência (1998-1999). Passou a integrar o Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo em 2002. Foi promovido ao posto de desembargador em 2005, sendo eleito presidente da Seção de Direito Criminal (2012-2013) e para o Órgão Especial (2013-2017).
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / KS (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.linkedin.com/company/tjesp