Comunicação Social

Notícia

TJSP promove posse administrativa dos desembargadores Guimarães Pereira e Ana Maria Baldy

Magistrados atuavam como juízes substitutos em 2º Grau.

 

O Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu, nesta quinta-feira (29), a posse administrativa dos desembargadores Mauricio Henrique Guimarães Pereira Filho e Ana Maria Alonso Baldy. Os termos de posse foram assinados no gabinete do presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, na presença de integrantes do Conselho Superior da Magistratura, desembargadores, juízes, servidores, amigos e familiares dos empossados. A data da posse solene será divulgada oportunamente.

O presidente Ricardo Anafe saudou os novos desembargadores e reiterou a simbologia do ato, uma vez que os colegas já atuavam no 2º Grau. “É um caminho que se trilha, que é longo e difícil, e isso forja um profissional ainda melhor. Deixar de ser substituto para ser desembargador, ainda que na mesma Câmara, é diferente, é o ápice da carreira”, disse.

Em seguida, o desembargador Mauricio Henrique Guimarães Pereira Filho, que assume a cadeira do desembargador Ruy Coppola, aposentado em maio, expressou sua gratidão pelo apoio dos familiares, dos servidores da Justiça e dos amigos que fez durante os 33 anos na Magistratura. “Só tenho a agradecer essa instituição que me recebeu há mais de três décadas e que exige duas coisas: retidão de caráter e trabalho. A reputação ilibada de todos e a lisura na prestação jurisdicional permite a todos nós ter uma vida um pouco mais tranquila, tanto a familiar quanto a pública”, destacou, fazendo uma menção especial aos membros da 5ª Câmara de Direito Criminal, da qual faz parte há quase oito anos.

Na sequência, foi a vez da desembargadora Ana Maria Alonso Baldy, que substitui o desembargador Cláudio Antonio Marques da Silva, também aposentado em maio, fazer o uso da palavra. A magistrada, que integra a 6ª Câmara de Direito Privado, com opção para a 35ª Câmara de Direito Privado, agradeceu aos presentes, entre eles sua filha Ana Luiza, e prestou homenagem aos pais já falecidos. “Agradeço a oportunidade pelo honroso cargo que recebo depois de quase 33 anos de magistratura. É um trabalho que só me trouxe alegrias e a oportunidade de cumprir essa missão - não de julgar, mas, sim, de resolver conflitos e reestabelecer a harmonia social”, disse a nova desembargadora.

Prestigiaram a solenidade os integrantes do Conselho Superior da Magistratura, desembargadores Guilherme Gonçalves Strenger (vice-presidente), Fernando Antonio Torres Garcia (corregedor-geral da Justiça), Artur César Beretta da Silveira (presidente da Seção de Direito Privado), Wanderley José Federighi (presidente da Seção de Direito Público) e Francisco José Galvão Bruno (presidente da Seção de Direito Criminal); o diretor da Escola Superior da Magistratura (EPM), desembargador José Maria Câmara Júnior; o presidente do TJSP no biênio 2020/2021, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; familiares dos empossados, magistrados, servidores do Judiciário e amigos.

Trajetórias:

Mauricio Henrique Guimarães Pereira Filho – Nasceu em Guarulhos (SP), em 1962, e formou-se em Direito pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), turma de 1984. Começou na Magistratura em 1990, como juiz substituto da 51ª Circunscrição Judiciária, com sede em Caraguatatuba. Atuou também nas comarcas de Amparo, Santa Branca, Sumaré, Suzano, São Paulo e Campinas. Em 2015, foi promovido a juiz substituto em 2º grau.

Ana Maria Alonso Baldy – Nascida em Sorocaba (SP), em 1964, graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba, turma de 1986. Ingressou na Magistratura em 1990 como juíza substituta da 49ª Circunscrição Judiciária, com sede na comarca de Itapeva. Também judicou nas comarcas de Miracatu, Santos, Sorocaba e São Paulo, sendo promovida, em 2016, ao cargo de juíza substituta em 2º grau.

 

  Comunicação Social TJSP – GC (texto) / PS (fotos) 
imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP