TJSP prestigia homenagem aos 150 anos do nascimento de Santos Dumont
Presidente Ricardo Anafe discursou em evento na Alesp.
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ricardo Mair Anafe, prestigiou, nesta sexta-feira (30), solenidade em homenagem aos 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, realizada na Assembleia Legislativa de São Paulo, que também teve as presenças do corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, e do presidente do Conselho de Curadores da Fundação Santos Dumont, desembargador Walter da Silva.
Na abertura da solenidade o padre Timothy Joseph Ring, da Associação Arautos do Evangelho, proferiu uma benção conduzida pelo deputado estadual Gil Diniz, responsável pela homenagem. Completaram a mesa de honra o presidente Ricardo Anafe, o comandante do 4º Comando Aéreo Regional, major-brigadeiro do ar Luiz Cláudio Macedo Santos, e o sobrinho-bisneto de Alberto Santos Dumont, Marcos Siciliano Villares Filho.}
O desembargador Ricardo Anafe ocupou a tribuna para lembrar os feitos do pioneiro da aviação. “É um herói que o Brasil esquece, lamentavelmente esquecemos nossos heróis. Ele se destacou no Brasil e fora, especialmente na França”, apontou o presidente, que também resgatou a memória das visitas que fez, na infância, ao Museu Casa Santos Dumont, em Petrópolis (RJ). “Era um homem de uma engenhosidade absolutamente fora de série. Santos Dumont merece todas as honras e todas as homenagens”, disse.
O deputado Gil Diniz entregou ao representante da família do homenageado e ao major-brigadeiro do ar uma reprodução da carta de Santos Dumont enviada à Alesp em 1901, por ocasião de sua última experiência em balões dirigíveis naquela época.
O comandante do 4º Comando Aéreo Regional, major-brigadeiro do ar Luiz Cláudio Macedo Santos, fez um resgate da história e realizações do Pai da Aviação. “Sempre buscou soluções inovadoras para os desafios de seu tempo. Seu espírito visionário e sua busca incansável pelo progresso deixaram um legado inovador”, disse o integrante da Aeronáutica, que ainda destacou “a busca pela igualdade de direitos, por meio de suas ações e posicionamentos, tornando-se uma voz ativa em favor da liberdade e da Justiça social”.
No encerramento da solenidade, o deputado estadual Gil Diniz frisou que Santos Dumont “não só marcou a história do Brasil, como também a história da humanidade. Essa sessão solene é para tentar resgatar, ainda que minimamente, essa memória”.
Também fizeram uso da palavra os deputados estaduais Lucas Bove e Eduardo Suplicy, além do ex-deputado Castello Branco.
Inventário – No final de março, o TJSP realizou a doação da réplica do inventário do aviador à Fundação Santos Dumont, entidade que abriga material relativo à vida, obra e invenções. No documento há registros interessantes como sua profissão (inventor), a causa de sua morte (colapso cardíaco) e local de seu sepultamento (Cemitério da Consolação).
Comunicação Social TJSP – GC (texto) / KS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br
Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp