Comunicação Social

Notícia

InspirAÇÕES: Servidora concilia trabalho no TJSP com paixão pelas Ciências Biológicas

Escrevente tem quase 25 anos de Tribunal.

Patricia Cristina Silveira é escrevente técnico judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo e também bióloga com mestrado em enfermagem e doutorado em Ciências da Saúde, formação que construiu durante seus quase 25 anos no Judiciário paulista. Seu começo no TJSP foi em 1998, na 23ª Vara Cível do Fórum João Mendes Júnior, tendo passado também pelas comarcas de Sumaré, Campinas e, atualmente, está lotada no 3º Ofício Cível de São José do Rio Preto.

A paixão pela biologia surgiu quando tinha apenas sete anos de idade, na época em que um primo de apenas um ano de vida faleceu por problemas cardíacos. Foi a primeira experiência de perder alguém da família e essa tragédia familiar alimentou a curiosidade de Patricia, que queria saber como uma criança podia ter doenças do coração. “Até então achava que somente os idosos tinham isso”, conta.

A servidora lembra que, na escola, tinha muito interesse em aprender e guarda com carinho a frase do professor Euclides no ensino primário: “Somente a educação pode te dar a liberdade de ser o que você deseja e o conhecimento é o valor da liberdade”. As palavras animaram a jovem aluna, filha de um motorista de ambulância com ensino primário e de uma costureira que concluiu o ensino médio. “Eu não tinha condições financeiras para ficar apenas estudando”, destaca buscou um trabalho com que se identificasse e a ajudasse a realizar o sonho de ser educadora e bióloga.

Quando terminou o ensino médio, Patricia voltou sua atenção para os concursos públicos, até que conseguiu ingressar no TJSP em 1998, começando sua trajetória na 23ª Vara Cível do Fórum João Mendes Júnior, condição que lhe permitiu dedicar-se ao aos vestibulares e iniciar, em 2000, no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Com a aprovação na faculdade em outra cidade, transferiu-se para o Ofício de Distribuição Judicial da Cidade Judiciária de Campinas. “Foi a época mais intensa da minha vida, acordava às 6 horas da manhã, trabalhava no fórum, seguia para a universidade e chegava em casa às 23 horas”, diz.

No estágio realizando durante a graduação, viu as áreas jurídica e biológica se cruzarem quando lecionava no programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), com os alunos demonstrando interesse especial por exames de DNA, influenciados pelo que viam em séries, novelas e programas de TV. “Foi o momento que melhor ilustrou a minha vocação para o ensino da Biologia, pois via a motivação dos alunos para aprender sobre conceitos do cotidiano e tive a oportunidade de colocar em prática as teorias pedagógicas.”

Ao terminar a graduação, retornou para sua cidade natal, São José do Rio Preto, sendo lotada no Ofício de Distribuição Judicial. Especializou-se em Design Instrucional, Planejamento e Gestão da Educação a Distância e Informática em Saúde. Tornou-se mestre em Enfermagem e, em 2022, doutora em Ciências da Saúde na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, realizando um projeto na área que lhe despertou o interesse pelas ciências biológicas: um portal digital de educação e saúde em cardiologia pediátrica, o CardioPedBrasil.

A servidora reconhece que o TJSP teve um papel fundamental para construção de seu sonho, uma vez que pode contar com horário especial de estudante e estabilidade financeira, além da valorização, admiração e motivação por parte dos gestores e colegas de trabalho. Tais condições também permitem que Patrícia atue como designer educacional e consultora de educação e saúde digital, atividades que ela concilia com o trabalho no 3º Ofício Cível de São José do Rio Preto. “Além de conseguir exercer meu amor pela Biologia, eu também me sinto realizada com minha atuação no Tribunal, pois contribuo para o Direito e para a sociedade através da análise, andamento e cumprimento processual”, finaliza.

  Comunicação Social TJSP – GC (texto) / Divulgação (foto)
imprensatj@tjsp.jus.br

Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP