Comunicação Social

Notícia

Presidente do TJSP prestigia eventos comemorativos à Revolução de 32

Solenidades realizadas neste domingo (9).

 

O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ricardo Mair Anafe, prestigiou, neste domingo (9), a celebração do 91º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932. A cerimônia aconteceu em frente ao Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, seguida de sessão solene alusiva à data na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
A celebração teve início com a entoação do Hino Nacional Brasileiro, seguido pela transmissão do Comando do Exército Constitucionalista. Para honrar os heróis de 32, o Corpo de Bombeiros conduziu urnas, contendo as cinzas de combatentes, transportadas por cadetes da Academia de Polícia Militar do Barro Branco até o interior do Mausoléu, onde houve o depósito de coroa de flores, entre elas uma oferecida pelo TJSP. No local estão os túmulos dos estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, que foram mortos no dia 23 de maio de 1932, e suas iniciais formaram a sigla MMDC. Também aconteceu a chamada simbólica dos heróis, seguida de uma marcha fúnebre e um solene “Toque de Silêncio”. Todos os anos, os restos mortais dos veteranos que foram sepultados em outras partes do país são transladados para o Mausoléu, como forma de homenagear sua memória e contribuição para a causa constitucionalista.
Ainda no mesmo evento aconteceu a entrega da “Medalha Constitucionalista”, instituída pela Sociedade Veteranos de 193 – MMDC,  oferecida a personalidades civis e militares que se destacam pelos relevantes serviços prestados a São Paulo e ao culto da Revolução de 1932. O desfile cívico militar com oficiais da Academia da Polícia, Cavalaria, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Metropolitana, entre outros, encerrou as atividades.
Alesp – Após assistir aos desfiles civis e militares, o presidente do TJSP se dirigiu à Assembleia Legislativa de São Paulo, onde prestigiou a sessão solene em comemoração ao 91º aniversário da Revolução, proposta pelo deputado Capitão Telhada, ocasião que houve a entrega da “Medalha da Constituição”. O governador Tarcísio de Freitas destacou que a solenidade tem o condão de regatar a história. “Se não resgatarmos a história, não teremos futuro”, disse.
Além de Ricardo Anafe e do governador, também estiveram presentes o prefeito Ricardo Nunes; o presidente da Assembleia Legislativa, André do Prado; o comandante do Comando Militar do Sudeste, general Guido Amin Naves; o comandante-geral de apoio da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Pedro Luís Farcic; o comandante do Comando do 8º Distrito Naval, vice-almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira; o secretário de Estado, Gilberto Kassab; o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Cássio Araújo de Freitas; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Miguel Elias Daffara; integrantes dos  Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário;  sociedade civil e oficiais militares.

 

Revolução Constitucionalista

O movimento armado ocorreu entre julho e outubro de 1932, em que o estado de São Paulo almejava a derrubada do governo provisório de Getúlio Vargas e a instituição de um regime constitucional após a supressão da Constituição de 1891 pela Revolução de 1930. O dia 9 de julho marca o início da Revolução de 1932. Foi a primeira grande revolta contra o governo de Getúlio Vargas e o último grande conflito armado ocorrido no Brasil.
No total, foram 85 dias de conflito. Após intensos combates, as tropas do estado de São Paulo se renderam no dia 2 de outubro. Embora os soldados paulistas tenham perdido a luta do ponto de vista militar, o governo de Getúlio Vargas posteriormente convocou uma nova Assembleia Constituinte e o Congresso foi reaberto, sendo convocadas eleições gerais.

 

  Mais fotos no Flickr.

 

Comunicação Social TJSP – GC (texto) / PS (fotos) 

'imprensatj@tjsp.jus.br

Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP