Comarca de Fartura recebe unidade do Cejusc
Solenidade de instalação realizada nesta terça-feira (25).
O Tribunal de Justiça de São Paulo instalou, nesta terça-feira (25), o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Fartura, comarca que integra a 3ª Região Administrativa Judiciária - Bauru. A solenidade de inauguração foi realizada de forma online, com condução da coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargadora Maria Lúcia Ribeiro de Castro Pizzotti Mendes, que representou o presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe.
A nova unidade funcionará junto ao fórum de Fartura (localizado na Rua Anacleto Gonçalves Neves, 250 – Centro) e será coordenada pela juíza Roberta de Oliveira Ferreira Lima. A magistrada ressaltou a importância da instalação, sobretudo diante do alto volume de processos que tramitam na cidade atualmente. "O Cejusc é uma solução mais rápida de conflitos, além de ser uma forma que garante a dignidade do nosso cidadão”, disse a juíza.
Contabilizando unidades e postos, o TJSP chega a 316 Cejuscs instalados em todo o estado. Para a desembargadora Maria Lúcia Ribeiro de Castro Pizzotti Mendes, o número representa o esforço do Tribunal e de todas as outras instituições empenhadas em estimular a pacificação de demandas pela via não litigiosa. “É um conjunto de forças pra que a gente consiga prover uma nova possibilidade de solução de conflitos, que fuja da sentença e da imposição judicial”, declarou a coordenadora do Nupemec. “Com esta solenidade, não estamos apenas fazendo mais uma instalação formal, mas buscando uma outra via de solução, que seja pacificadora, mais rápida, menos custosa e mais efetiva”, concluiu.
Também prestigiaram a solenidade o desembargador Renato Delbianco, que integra o Nupemec; os juízes Júnior da Luz Miranda (diretor do fórum de Fartura), Cláudia Thome Toni (integrante do Nupemec) e Tainá Guimarães Ezequiel; o promotor de Justiça Maurício Llagostera Marchese Rodrigues; o secretário adjunto da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Piraju, Clayton Eduardo Camargo Garbeloto; o presidente da Câmara Municipal de Fartura, vereador João Alexandre Buranello Sobrinho; o presidente da Câmara Municipal de Taguaí, Luiz Eduardo Romano Cerri; a delegada de Polícia de Fartura, Jordana Rueda Amorim; o comandante da Polícia Militar de Fartura e Taguaí, 1º sargento PM Gilson Aparecido Ferreira; o diretor da Câmara Municipal de Fartura, José Luís Mola de Oliveira; demais magistrados, advogados, defensores públicos, integrantes do Ministério Público, autoridades civis e militares e servidores da Justiça.
Cejusc – É a unidade do Poder Judiciário especializada em atendimento ao público para a solução consensual de conflitos e orientação nas matérias relativas à cidadania. Não há limite de valor da causa. Podem ser resolvidas questões envolvendo pensão alimentícia, guarda de filhos e divórcio, acidentes de trânsito, dívidas com instituições bancárias, direito do consumidor, questões de vizinhança, entre outras. Conciliadores ou mediadores auxiliam os envolvidos a buscar uma solução para o problema, sob a supervisão do juiz coordenador. Se houver acordo, ele é homologado pelo magistrado e tem a validade de uma decisão judicial.
Serviço - Cejusc de Fartura
Local: Rua Anacleto Gonçalves Neves, 250, Centro – Fartura/SP
Horário de atendimento: das 9 às 17 horas
Telefone: (14) 3382-1258
E-mail: cejusc.fartura@tjsp.jus.br
Comunicação Social TJSP – RD (texto) / PS (reprodução e arte)
Siga o TJSP nas redes sociais: