Comunicação Social

Notícia

Viana Santos participa da posse de Alckmin

        O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Antonio Carlos Viana Santos, participou, em 1° de janeiro, da posse e da transmissão de cargo do agora governador Geraldo Alckmin. O governador foi empossado na sede da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em cerimônia conduzida pelo deputado Barros Munhoz, presidente da Alesp. 
        Nessa solenidade, Alckmin prestou o compromisso constitucional, assinou o termo de posse, fez um discurso rápido, além de receber as honras militares e passar as tropas em revista. Eleito no primeiro turno das eleições de 2010 com 11.519.314 votos, Alckmin é o 23º governador de São Paulo. 
        A transmissão de cargo foi logo a seguir em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, no auditório Ulysses Guimarães. O presidente Viana Santos, juntamente com o deputado Barros Munhoz, integrou a mesa composta também pelo vice-governador Guilherme Afif Domingos e Silvia Domingos, o então governador Alberto Goldman e Deuzeni Goldman e Geraldo e Lu Alckmin.
        O auditório foi acanhado para acomodar as diversas autoridades, os prefeitos paulistas, correligionários, jornalistas e funcionários das secretarias que, na oportunidade, tiveram empossados e reconduzidos os secretários, já que alguns continuam com a pasta. Do Poder Judiciário também estavam presentes o presidente e o vice-presidente e corregedor regional do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo Walter de Almeida Guilherme e Alceu Penteado Navarro, respectivamente.  Ao todo, cerca de 2.500 pessoas acompanharam a transmissão de cargo.
        Histórico – Geraldo Alckmin é natural de Pindamonhangaba. Aos 19 anos foi eleito vereador e quatro anos depois foi eleito prefeito de Pinda. Em 1982 foi eleito deputado estadual e em 1986, deputado federal. Participou da Assembleia Nacional Constituinte em 1988 e, dois anos depois, reeleito deputado federal. Em 1994, foi eleito vice-governador de Mário Covas e, quatro anos depois, reeleito para o mesmo cargo. Com a morte de Covas (2001) assumiu o governo e se reelegeu governador em 2002. 

        Câmara de São Paulo – No mesmo dia, com o hall da Câmara de São Paulo lotado, tomou posse a nova Mesa Diretora do legislativo paulistano, presidida pelo vereador José Police Neto. O desembargador Antonio Carlos Malheiros representou o presidente do TJSP na solenidade.

        Assessoria de Imprensa TJSP - RS (texto) / DS (fotos)


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP