Comunicação Social

Notícia

Desembargador Antônio Álvaro Castello recebe homenagens antes da aposentadoria

Última sessão na 3ª Câmara de Direito Criminal.
 
O desembargador Antônio Álvaro Castello foi homenageado em sua última sessão de julgamento na 3ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, nesta terça-feira (15). O magistrado, que se aposenta após mais de 39 anos de dedicação à carreira, foi saudado por amigos, colegas e familiares em solenidade conduzida pelo presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, na presença de integrantes do Conselho Superior da Magistratura (CSM) e convidados. 
O presidente Ricardo Anafe iniciou os trabalhos relembrando a posse do homenageado no cargo de desembargador e enaltecendo a trajetória do colega no Judiciário paulista. “Cumpriu todos os dias o juramento que fez quando ingressou na carreira. Vossa Excelência angariou, nessas décadas de magistratura, não só a admiração profissional, mas o carinho e respeito de todos os que trabalharam com o senhor”, declarou. 
O presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Francisco José Galvão Bruno, salientou os méritos do magistrado e desejou felicidades na nova etapa. “O desembargador Álvaro Castello sempre fala a coisa certa na hora certa. Vou sentir muita falta”, expressou. 
Os integrantes da 3ª Câmara de Direito Criminal também proferiram palavras de carinho e gratidão ao desembargador. “Encontramos na presença de Vossa Excelência cada uma das sete virtudes da Justiça. São quatro décadas de serviços prestados à Justiça e descortina-se agora um novo horizonte”, proferiu o desembargador Luiz Antonio Cardoso, que presidiu a homenagem ao colega. “Lembro que fizemos o concurso nesta sala e hoje é com muita emoção que estamos de volta para este momento festivo. Tenho certeza de que Vossa Excelência será muito feliz nessa nova fase”, afirmou o presidente da Câmara, desembargador Luiz Toloza Neto. “Está sempre pensando no ser humano e foi essa galhardia que fez o senhor alcançar a glória. Agradeço como colega e como paulista por tudo o que fez pela sociedade”, exprimiu o desembargador Ruy Alberto Leme Cavalheiro. “Esse é um momento especial e o senhor vai saber viver essa nova etapa com a mesma competência”, disse o juiz substituto em 2º grau Jayme Walmer de Freitas. “Destaco sua fortaleza, humildade e coração enorme. É como se nós já nos conhecêssemos há muito tempo e tivéssemos nos reencontrado”, afirmou o juiz substituto em 2º grau Hugo Leandro Maranzano.
As homenagens ao desembargador Álvaro Castello continuaram ao longo da sessão. “A companhia, a camaradagem e o afeto marcaram profundamente minha vida e minha carreira”, disse o desembargador Carlos Fonseca Monnerat. “Gratidão ao desembargador que nos recebeu com muita serenidade. Hoje me atrevo a chamá-lo de amigo”, discursou o procurador de Justiça Marco Antonio Marcondes Pereira. “O momento merece a retribuição do que todos demonstraram para meu pai. Uma pessoa que sempre se dedicou à profissão e certamente vai continuar me ajudando”, declarou a filha do homenageado, juíza Luciana Castello Chafick Miguel, da 2ª Vara Cível da Comarca de Santos. 
Ao final das homenagens, o desembargador Antônio Álvaro Castello demonstrou emoção com as palavras de carinho dos magistrados, amigos e familiares. “A aposentadoria é um momento de reflexão, um olhar para trás e lembrar os desafios e conquistas. Se me fosse dada a oportunidade de recomeçar, seguiria o mesmo caminho, pois sempre fui feliz na magistratura. Procurei pautar minhas ações com equilíbrio, ética, imparcialidade e respeito aos princípios do Direito. Que os nossos caminhos continuem se cruzando na estrada da vida”, discursou o homenageado, enfatizando a gratidão por ter judicado ao lado dos colegas.
Também prestigiaram a solenidade os integrantes do CSM, desembargadores Guilherme Gonçalves Strenger (vice-presidente), Fernando Antonio Torres Garcia (corregedor-geral da Justiça) e Artur César Beretta da Silveira (presidente da Seção de Direito Privado); a filha Heloísa Castello e o genro Murilo; desembargadores, magistrados, familiares, amigos, colegas da Comarca de Santos, advogados, servidores e demais presentes.

 

Antônio Álvaro Castello – nasceu em Santos, em 1948. Formou-se pela Faculdade Católica de Direito de Santos, turma de 1973. Advogou entre 1974 e 1983. Ingressou na Magistratura em 1983, nomeado como juiz substituto na 1ª Circunscrição Judiciária, com sede e Santos. Nos anos seguintes, judicou nas comarcas de Eldorado Paulista, Praia Grande, Santos, São Vicente e na Capital. Foi promovido ao posto de desembargador em 2015. Desde 2018 atua como coordenador adjunto da 1ª CJ – Santos. 

 
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / KS (foto)
 
Siga o TJSP nas redes sociais:


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP