Comunicação Social

Notícia

Desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin é homenageado na última sessão antes da aposentadoria

Magistrado foi presidente do TRE-SP.
 
Amigos, colegas magistrados, servidores da Justiça e familiares homenagearam o  desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin em virtude de sua última sessão de julgamento na 13ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, realizada nesta quarta-feira (16). O magistrado, que se aposenta após mais de 41 anos de judicatura, em que exerceu, dentre outra funções, a presidência do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) no biênio 2018/2019, recebeu palavras carinhosas em solenidade conduzida pelo presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, na presença de integrantes do Conselho Superior da Magistratura (CSM) e convidados.
Na abertura da solenidade, o presidente Ricardo Anafe destacou a trajetória profissional e a amizade de longa data com o homenageado. “Buscou a melhor prestação jurisdicional e sempre foi um amigo extremamente leal. Combateu o bom combate e realizou a missão que se incumbiu. Desejo que seja um momento profícuo de dedicação à família”, discursou. 
O presidente da Seção de Direito Público, desembargador Wanderley José Federighi, ressaltou as qualidades do colega. “Vossa Excelência foi um juiz brilhante na área do Direito Público e hoje preenche com enorme desenvoltura o cargo no Direito Privado. Um grande amigo que fará falta no Judiciário”, afirmou. O presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Artur César Beretta da Silveira, salientou a presença de diversos amigos para prestigiar a despedida, fruto do trabalho realizado ao longo dos anos. “Serviu ao Judiciário com amor, competência e alegria”, sintetizou. 
Os colegas da 13ª Câmara de Direito Privado do TJSP se referiram ao colega com admiração. O presidente, desembargador Francisco Giaquinto, frisou o convívio durante as sessões e os desejos para a nova etapa. “Esse ciclo se fechou, mas novas portas se abrirão. Que seja muito feliz junto à família”, disse. A desembargadora Ana de Lourdes Coutinho Silva da Fonseca falou em nome do colegiado. “Agradeço toda a ajuda, orientações, parceria e amizade. Não posso deixar de enaltecer a vocação para a magistratura e a didática com as partes para explicar cada voto. Foi uma honra para todos nós conviver com Vossa Excelência por tantos anos”, expressou. Os desembargadores Heraldo de Oliveira Silva, Nelson Jorge Júnior e Maurício Simões de Almeida Botelho Silva completam a Câmara e participaram das homenagens, enfatizando os votos de felicidade após a aposentadoria.
Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo (OAB SP) e do TRE-SP também fizeram uso da palavra. “Todos os dias, os ensinamentos do desembargador Cauduro Padin são lembrados por meio de seus acórdãos. Muito obrigado por todas as contribuições com a nossa Justiça”, proferiu o advogado e juiz do TRE-SP Marcio Kayatt, representando a OAB. “Além de brilhante magistrado e professor, testemunhei a capacidade de gestão”, relatou o presidente do TRE-SP no biênio 2020/2021, desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior.
Com a palavra, o desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin acentuou a importância do serviço à população para a solução de conflitos, verdadeiro “ponto de esperança” na vida dos cidadãos. O magistrado também agradeceu a todos os presentes e ponderou o saldo das últimas quatro décadas. “Hoje é um dia muito especial. Passei uma vida na magistratura, ganhei amigos e angariei conhecimentos. Saio da magistratura, mas a magistratura jamais sairá de mim. É parte permanente do meu ser”, exprimiu.
Também participaram do evento os integrantes do CSM, desembargadores Guilherme Gonçalves Strenger (vice-presidente), Fernando Antonio Torres Garcia (corregedor-geral da Justiça), Francisco José Galvão Bruno (presidente da Seção de Direito Criminal) e José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino (decano); o procurador de Justiça Paulo Roberto Salvini; a deputada estadual Carla Morando; a esposa Silvia Maria Setti Cauduro Padin e os filhos Marina Setti Cauduro Padin e Luís Eduardo Setti Cauduro Padin; desembargadores, magistrados, familiares, amigos, advogados, servidores e demais presentes.

 

Carlos Eduardo Cauduro Padin – nasceu em São Paulo, em 1949. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, turma de 1973. Ingressou na Magistratura em 1982, nomeado uiz substituto na 44ª Circunscrição Judiciária, com sede em Guarulhos. Nos anos seguintes, judicou nas comarcas de Martinópolis, Porto Feliz, São Bernardo do Campo e na Capital. Atuou como juiz do 1º Tribunal de Alçada Civil de São Paulo, por ato de 2004. Foi promovido a desembargador em 2005, sendo eleito para o Órgão Especial nos biênios 2010/2012 e 2012/2014. Integrou o TRE-SP nas classes Juiz de Direito e Desembargador (2002 e 2011) e ocupou os cargos de vice-presidente e corregedor (2016/2017) e presidente (2018/2019) da instituição. 
 
 
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / KS (foto)
 
Siga o TJSP nas redes sociais:


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP