Comunicação Social

Notícia

Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TJSP discute avanços e iniciativas

 Encontro debateu práticas e recursos inclusivos.
 
A Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça de São Paulo se reuniu ontem (5), no Fórum João Mendes Júnior, para tratar de práticas e recursos de inclusão. O presidente da comissão, desembargador Irineu Jorge Fava, que também é coordenador da Diretoria de Apoio aos Servidores (Daps), conduziu os trabalhos. Um dos temas abordados foi o Curso de Prevenção ao Assédio e Boas Práticas de Acessibilidade e Inclusão, realizado no último mês e direcionado aos gestores do TJSP. “As orientações são fundamentais para atingirmos um padrão de conduta diante de situações que acontecem no dia a dia”, destacou o desembargador.
Também foram apresentados dados preliminares da Pesquisa de Acessibilidade Digital, que tem como objetivo mapear as necessidades das pessoas com deficiência, para que o TJSP ofereça recursos de tecnologia assistiva. Outra iniciativa analisada foi a realização do curso de práticas inclusivas no atendimento ao público, destinado a agentes de fiscalização e funcionários terceirizados do Fórum João Mendes Júnior, que aconteceu no final de junho. “O curso-piloto orientou os agentes sobre como devem receber as pessoas com deficiência, sejam advogados, funcionários ou jurisdicionados”, disse Patrícia de Rosa Pucci Canavarro, diretora da Daps, departamento ligado à Secretaria da Presidência. A comissão pretende replicar a prática em outros prédios do TJSP.
Na ocasião, foi anunciada a 4ª Semana da Acessibilidade, programada para ocorrer de 18 a 22 de setembro, de forma virtual, com transmissões de palestras relacionadas ao tema. Também está na agenda da comissão uma visita técnica à feira de inclusão, acessibilidade e reabilitação, com a participação de servidores, para avaliação de práticas que poderiam ser implementadas no TJSP.
Também participaram da reunião servidores da Secretaria de Gestão de Pessoas, da Diretoria de Planejamento Estratégico, da Secretaria de Apoio aos Servidores, da Seção Técnica de Psicologia, do Serviço Técnico de Serviço Social e representantes das associações de servidores.
 
 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP