Visita telepresencial “Memória TJSP” homenageia a 23ª CJ – Botucatu
Mais de 150 pessoas no encontro virtual.
A visita telepresencial “Memória TJSP” homenageou, nesta sexta-feira (29), a 23ª Circunscrição Judiciária – Botucatu, que integra a 3ª Região Administrativa, com sede em Bauru. Mais de 150 pessoas, entre magistrados, servidores e convidados, participaram do encontro on-line e tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a CJ, além de tour virtual por espaços de importância histórica e cultural do TJSP, como o Palácio da Justiça, o Museu, o Arquivo e a Biblioteca. Lançada em 2021, a iniciativa contribui para a valorização da memória do Judiciário paulista por meio de visitas mensais com homenagens a comarcas que integram as dez RAJs.
Na abertura, os participantes foram apresentados pelo juiz Carlos Alexandre Böttcher, integrante do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) e da Comissão de Gestão da Memória do TJSP, presidida pelo desembargador Octavio Augusto Machado de Barros Filho. Logo depois, o desembargador Renato Delbianco, vice-presidente da Comissão, ressaltou os objetivos do evento. “Esse projeto contribui para o fortalecimento da sensação de pertencimento de magistrados e servidores ao Tribunal de Justiça, resgatando a herança que remete a seus 150 anos de fundação”, destacou.
O coordenador da 23ª CJ, desembargador Antonio Teixeira da Silva Russo, falou sobre Botucatu. “Tenho muitos vínculos com o município, porque meu filho mais novo nasceu aqui. A comarca é uma das mais antigas do estado, onde trabalhei quando sua sede ainda era na Praça Rui Barbosa, prédio histórico que lembra muito o Palácio da Justiça da Capital”, lembrou.
O juiz diretor do Fórum de Botucatu, José Antonio Tedeschi, também destacou a importância da antiga sede, projetada pelo arquiteto Ramos de Azevedo. “Tive a grata satisfação de iniciar minha carreira aqui, como substituto, justamente no prédio da Praça Rui Barbosa. É uma réplica em escala reduzida do Palácio da Justiça, sede do nosso Tribunal, com as portas balcão que abriam para a Rua General Teles e com uma acústica fantástica que dispensava o uso de microfone”, ressaltou.
Em seguida, foi exibido um vídeo do historiador Luiz Roberto Coelho Gomes, produzido pela prefeitura de Botucatu, que abordou aspectos históricos e curiosidades, como a origem do nome derivado de um termo em tupi, traduzido como “bons ares”, “hálito de serra” ou “vento bom”. Outro vídeo apresentou informações sobre a antiga sede do fórum, construída entre os anos de 1918 e 1924 e que hoje abriga a Pinacoteca Fórum das Artes. A nova sede do Judiciário foi inaugurada em dezembro de 2012.
Após as apresentações, o juiz João Francisco Gabriel, integrante da Academia Botucatuense de Letras, destacou os diversos atrativos da cidade. “Botucatu sempre despertou interesse por sua cultura, ótimas escolas e grandes escritores”, afirmou. Já o juiz Josias Martins de Almeida Junior, da 1ª Vara Criminal, falou sobre o carinho que tem com o município. “Dos 17 anos que tenho de carreira, 14 foram exercidos aqui, onde tive os melhores momentos na Magistratura”, afirmou.
A secretária municipal de Cultura, Cris Cury, também lembrou a antiga sede do fórum. “Quero compartilhar minha alegria por ter entrado pela primeira vez no espaço, como advogada, onde trabalhei por mais de dez anos, e voltar, em uma grata surpresa da vida, para reabrir o local com Pinacoteca. Mantivemos os vitrais, a escadaria de madeira, o piso que era do Tribunal do Júri e seus móveis”, comentou.
Também participaram do evento os juízes Gilmar Ferraz Garmes, diretor da 3ª Região Administrativa Judiciária – Bauru; Fabio Fernandes Lima, da 2ª Vara Cível de Botucatu; Cristina Escher, da 2ª Vara Criminal de Botucatu; Amilton Luiz Andreotti e Paulo Antonio Coradi; a advogada Belmira Martins, que representou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Botucatu; servidores do Tribunal de Justiça e convidados.
O conteúdo estará disponível na playlist “Memória do Poder Judiciário”, no canal oficial do TJSP no YouTube.
Próximas visitas "Memória TJSP": Confira o cronograma de visitas, que ocorrem até o final de 2023, às 11 horas. O próximo evento contemplará a 35ª CJ – Lins, no dia 27 de outubro. As inscrições são pela página do agendamento virtual.
Comunicação Social TJSP – FS (texto) / PS (reprodução e arte)
Siga o TJSP nas redes sociais: