Comunicação Social

Notícia

Penitenciária em Guarulhos terá projeto cultural

        A Vara das Execuções Criminais de Guarulhos inicia no próximo domingo (30) o projeto “Como vai seu Mundo?”, que proporcionará aos presos do regime semi-aberto da penitenciária José Parada Neto, oficinas de artes e música. O objetivo é ampliar as oportunidades para reinserção dos reeducandos. 
        O evento começará às 13h15 e contará com a apresentação de cantores de hip hop, dentre eles os rappers Gog, da cidade de Brasília, e Dexter, que cumpre pena na Penitenciária Parada Neto e é o idealizador do projeto.
        O “Como vai seu Mundo?” surgiu a partir de um convite do juiz da Vara das Execuções Criminais de Guarulhos, Jayme Garcia dos Santos Junior, ao rapper Dexter. “Eu sabia que a maioria das músicas dele falava sobre prisão e crime e sobre como as escolhas que fez no passado não lhe trouxeram nada de bom”, disse o magistrado.
        Hoje Dexter optou por outro caminho, a música. “Achei importante colocar alguém que vive a mesma situação dos demais reeducandos para passar uma mensagem positiva, de que existem outras opções que não o crime”, afirmou Jayme. 
        Dexter, em parceria com o Instituto Crescer e a aprovação do juiz das Execuções, desenvolveu o projeto que, além da abertura, terá três oficinas que acontecerão às quintas-feiras do mês de fevereiro - Hip Hop, Grafite e DJ. Também haverá um sarau em que os participantes das aulas farão apresentação de músicas e poesias.
        A unidade conta com aproximadamente 480 reeducandos e a frequência nas oficinas será opcional.  A ideia é dar continuidade ao projeto e, e, no futuro, torná-lo permanente.  

        Assessoria de Imprensa TJSP – CA (texto) / foto - divulgação


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP