Comunicação Social

Notícia

Magistrados do TJSP participam de encontros com alunos da rede pública de ensino

Estudantes aprenderam sobre o sistema de Justiça. 
 
Os fóruns de Eldorado, Tupi Paulista e São Luiz do Paraitinga receberam visitas de alunos da rede pública de ensino. Os jovens foram recebidos pelos magistrados das comarcas e aprenderam um pouco mais sobre o funcionamento do Judiciário, além de noções de direito, deveres e de cidadania.  
 
Comarca de Eldorado – No dia 5/10, estudantes do 4º ano do ensino fundamental da Escola Lilia Viana de Almeida estiveram no fórum, atividade que compõe a programação do projeto “Justiça Nota 10”. A iniciativa promove encontros mensais com alunos dos municípios de Eldorado e Iporanga. Os jovens também recebem informações sobre a história da comarca e o funcionamento dos órgãos que compõem o sistema de Justiça. Na ocasião, participaram de uma visita guiada aos cartórios e de audiência simulada de um caso fictício de bullying. “O objetivo é possibilitar a reflexão sobre problemas locais, para que eles se vejam nesse papel de restauração e, quem sabe, se sintam inspirados a atuarem na Justiça no futuro", conta a juíza Hallana Duarte Miranda. Também acompanharam as atividades o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Jacupiranga, Helder Augusto Cordeiro Ferreira Piedade; o defensor público e diretor da Regional Vale do Ribeira, Denis Carlos de Paula Arteaga; e o advogado Menésio Pinto Cunha.
 
Comarca de Tupi Paulista - No dia 2/10, alunos entre 15 e 17 anos da Escola Estadual Professora Léa Aparecida Vieira Guedes foram recebidos pelos magistrados Vandickson Soares Emidio, diretor do fórum, e Aléxia Domene Eugenio. A visita é uma das atividades da disciplina “Entre o Direito e a Justiça”. O objetivo é explicar a atuação das instituições públicas e como ocorre o ingresso nas carreiras jurídicas.  A juíza Aléxia Eugenio esclareceu dúvidas dos estudantes sobre a tramitação do processo, atualizações legislativas e princípios éticos que guiam a atuação funcional. Os jovens também conheceram as dependências do fórum e as rotinas cartorárias. "Foi uma grata surpresa saber que a escola desenvolve essa disciplina e ver o interesse dos jovens em assuntos tão importantes. É uma iniciativa que nos aproxima da população e gera mais confiança no sistema judicial", destaca a magistrada. Também estavam presentes o promotor de Justiça Cláudio Santos Machado; a servidora Valéria Tagliari Mota e as professoras Silvia Cristina Matias, Adriana Guelere e Flavia Fernandes.  

 

Comarca de São Luiz do Paraitinga - Em 6/9, professores e alunos do ensino médio da Escola Estadual Monsenhor Ignácio Gióia conheceram o fórum da cidade, passando por salas de audiência, Salão do Júri e demais dependências. Durante a visita, a juíza da vara da Comarca, Ana Leticia Oliveira dos Santos, falou sobre o funcionamento do Poder Judiciário. "Iniciativas como essa são fundamentais para a aproximação do Poder Judiciário com a sociedade. Em especial nesse caso, em que o público é composto por jovens estudantes, o encontro promoveu uma desmistificação da figura do juiz, além de ter debatido a relação entre Justiça e Ética, tema tão caro a nossa sociedade, mormente no atual momento histórico", declarou. A ação integra um projeto desenvolvido pela escola que estimula reflexões sobre a relação entre o Direito e a Justiça.

 

Comunicação Social TJSP - FS e RD (texto) / divulgação (fotos)
 
Siga o TJSP nas redes sociais:
 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP