Comunicação Social

Notícia

InspirAÇÕES: Servidor divide trabalho no TJSP com ações sociais em Peruíbe

Projeto Marmita Solidária teve início na pandemia. 

 

Roberto Pedro, escrevente técnico judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo, tem uma história de 38 anos de dedicação à instituição. Atualmente lotado na Central de Mandados de Peruíbe, começou sua trajetória na mesma comarca, tendo passado por Itariri e Mogi das Cruzes. Na Capital, trabalhou no extinto setor de datilografia de acórdãos e em gabinetes de desembargadores. Atuou, ainda, na Ouvidoria e no Gabinete de Apoio da Corregedoria Geral da Justiça, retornando para Peruíbe há sete anos.
O servidor sempre nutriu o desejo de ajudar os mais vulneráveis, inspirado por ações beneficentes realizadas por seus colegas do TJSP. Quando voltou a morar no litoral, colocou em prática um antigo projeto. Lia no site do TJSP matérias sobre as ações sociais dos servidores e sentia vontade de ajudar também. Iniciei, então, o Marmita Solidária, voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade”, conta.
Com o apoio de uma equipe competente e comprometida, Roberto viu a oportunidade de fazer a diferença em Peruíbe. A iniciativa começou modestamente na pandemia, quando tudo estava fechado, inclusive os locais onde a população vulnerável fazia as refeições. Seu projeto passou a distribuir 50 marmitas por semana. A ampliação foi gradual e hoje são aproximadamente 250 quentinhas, distribuídas todos os sábados. “Queremos ajudar os mais necessitados na nossa cidade”, conta 

O trabalho árduo da equipe e o apoio generoso da comunidade permitiram que o projeto expandisse sua atuação e oferecesse, também, oportunidades de melhoria de vida. “São cursos profissionalizantes em áreas como panificação, marcenaria, pintura e construção civil para aqueles que desejam deixar a situação de rua. Além disso, temos serviços como banho, corte de cabelo e barba, proporcionando cuidados fundamentais para o bem-estar das pessoas assistidas.” 

Roberto não está sozinho na atividade. Sua esposa é proprietária de um food-truck e realiza eventos beneficentes para arrecadar alimentos que contribuem integralmente para o projeto. Com o passar do tempo, o Marmita Solidária evoluiu para se tornar uma associação, com registro nos órgãos competentes. Isso ajuda a aprimorar as ações, por meio de doações públicas e privadas.
O trabalho voluntário de Roberto e de seus parceiros é um testemunho de dedicação, persistência e amor ao próximo. Eles fazem a diferença e inspiram outras pessoas a participar de ações beneficentes. 

 

Comunicação Social TJSP – GC (texto) / AD (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br 

 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP