Fórum de Adamantina recebe estudantes de Direito para júri simulado
Evento aproxima alunos da prática jurídica.
O Fórum de Adamantina recebeu, no último dia 26 de outubro, estudantes de Direito do Centro Universitário de Adamantina para júri simulado. A atividade, realizada em parceria com o Ministério Público, contou com cerca de 160 participantes e possibilita que acadêmicos vivenciem a prática jurídica e desenvolvam a oratória e a capacidade argumentativa. A juíza diretora do fórum e titular da 3ª Vara de Adamantina, Ruth Duarte Menegatti, recebeu os alunos e falou sobre a importância do Tribunal do Júri.
“A dinâmica do júri simulado estimula a reflexão por meio do diálogo, proporcionando a oportunidade de desenvolver um olhar mais crítico sobre o tema em debate, partindo do pressuposto de que é imprescindível preservar o respeito às distintas opiniões e conduzir as tomadas de posição a partir de argumentos sólidos. É uma metodologia ativa da sala de aula”, destaca a magistrada.
Os graduandos escolheram um caso verídico de homicídio para a encenação e seguiram os ritos próprios do júri, como o sorteio dos jurados, oitiva das testemunhas, interrogatório do réu e sustentações orais. Os trabalhos foram organizados pelo professor mestre José Eduardo Lima Lourencini.
O coordenador do curso de Direito do Centro Universitário de Adamantina, professor mestre Igor Terraz Pinto, destacou os impactos da prática. “A realização do júri simulado é relevante para a formação em prática jurídica dos alunos, mas também representa uma oportunidade de reflexão sobre a aplicação do Direito nas relações humanas e sociais, permitindo uma formação integral e cidadã dos estudantes”, disse. Também participaram da atividade o promotor de Justiça Marlon Roberth de Sales e os professores Rafael Teixeira Sebastiani e Thiago Maluf.
*Com informações do Centro Universitário de Adamantina.
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / Divulgação (foto)
Siga o TJSP nas redes sociais: