Comunicação Social

Notícia

Desembargador Gil Coelho recebe homenagens em sua última sessão antes da aposentadoria

40 anos de dedicação ao TJSP.
 
A sessão de julgamento da 11ª Câmara de Direito Privado desta quinta-feira (23) marcou a despedida do desembargador Gil Ernesto Gomes Coelho, que se aposenta do Tribunal de Justiça de São Paulo nos próximos dias. O magistrado foi homenageado em solenidade virtual conduzida pelo presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, na presença de integrantes do Conselho Superior da Magistratura, desembargadores, amigos e servidores.
Prestes a completar 75 anos, Gil Coelho dedicou quatro décadas à Magistratura, iniciando a carreira em 1983 como juiz substituto na 34ª Circunscrição Judiciária, com sede em Piracicaba. Em nome do TJSP, o presidente Ricardo Mair Anafe agradeceu o empenho do colega na prestação jurisdicional de qualidade. “Além de ser uma pessoa fantástica, sempre foi um profissional muito respeitado e admirado por todos, tanto por seus pares quanto por promotores, procuradores, defensores públicos e advogados. Felizes as partes que foram julgadas por vossa excelência. O Tribunal de Justiça tem uma dívida de gratidão pela missão cumprida ao longo de tantos anos”, declarou.
Integrantes do CSM também prestaram tributos. “Que possa colher os frutos dessa grande luta e aproveitar ainda mais o convívio com a família. Seja muito feliz”, declarou o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Wanderley José Federighi. “Nos conhecemos em 1985 e, desde então, nossa amizade só se fortificou. Receba o meu carinho e reconhecimento pelo trabalho”, disse o presidente da Seção de Direito Privado e vice-presidente eleito para o biênio 2024/2025, desembargador Artur Cesar Beretta da Silveira. O corregedor-geral da Justiça e presidente eleito para o próximo biênio, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, não pode comparecer à solenidade, mas deixou mensagem ao magistrado. “Receba um abraço fraterno e sinceros agradecimentos pelos excelentes serviços prestados. Saiba que o Tribunal de Justiça estará sempre a seu dispor”.
As homenagens continuaram com o presidente da 11ª Câmara de Direito Privado, desembargador Renato Rangel Desinano. “Foi um privilégio trabalhar com o desembargador Gil Coelho. Como dito e redito por todos, é um magistrado seríssimo, probo, muito educado e comprometido." Além dele, saudaram o colega os demais integrantes da câmara, desembargadores Gilberto Pinto dos Santos, Walter Pinto da Fonseca Filho, Alberto Marino Neto, Marco Fábio Morsello (que assumirá a cadeira do homenageado), e o juiz substituto em 2º grau José Wilson Gonçalves. Todos destacaram a cordialidade de Gil Coelho e a qualidade de seus votos. Também fizeram uso da palavra os desembargadores Carlos Alberto de Sá Duarte e José Jacob Valente, o juiz substituto em 2º grau Emílio Migliano Neto, o procurador de Justiça Roberto Fleury de Souza Bertagni e a servidora Valeria Barbosa de Oliveira Bonifácio.
O desembargador Gil Ernesto Gomes Coelho agradeceu a todos que prestigiaram a homenagem. “É um sentimento que não pode ser posto em palavras”, disse, antes de recordar sua trajetória e histórias com os amigos. “Gostaria que os 75 anos demorassem mais a chegar, para continuar essa convivência no Tribunal, que sempre será inesquecível. Muito obrigado, amo todos vocês”, declarou.
 
Trajetória - Gil Ernesto Gomes Coelho nasceu em Monte Santo de Minas (MG), em 1948. Graduou-se pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, na turma de 1973. Ingressou na Magistratura, em 1983, como juiz substituto da Circunscrição Judiciária, com sede em Piracicaba. Também judicou nas comarcas de Santa Adélia, Paraguaçu Paulista e São Paulo. Foi removido para o cargo de juiz substituto em 2º grau em 2000 e promovido a desembargador em 2006.
 
Comunicação Social TJSP – RD (texto) / PS (Reprodução e arte)
  
Siga o TJSP nas redes sociais:  
 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP