Comunicação Social

Notícia

2ª CJ - São Bernardo do Campo é homenageada na última visita telepresencial “Memória TJSP” do ano

Circunscrição integra a 1ª RAJ – Grande São Paulo.
 
A visita telepresencial “Memória TJSP” concluiu a programação de 2023 com uma homenagem à 2ª Circunscrição Judiciária (CJ) – São Bernardo do Campo, que também abrange a Comarca de Diadema. Com participação de magistrados, servidores e convidados, o evento foi conduzido pelos desembargadores Octavio Augusto Machado de Barros Filho e Renato Delbianco, respectivamente presidente e vice-presidente da Comissão de Gestão da Memória do TJSP, e pelo juiz Carlos Alexandre Böttcher, integrante da comissão e do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname).
Além de São Bernardo do Campo, já foram homenageadas neste ano as CJs de Itu, Taubaté, Barretos, Batatais, Registro, Marília, Jundiaí, Botucatu e Lins. Coordenado pela Comissão de Gestão da Memória, o programa é organizado e produzido pelo Museu do TJSP, com participação dos setores responsáveis pelas visitas monitoradas, biblioteca, arquivo e gestão documental, reunindo grande acervo histórico e cultural do Judiciário e percorrendo virtualmente as dez Regiões Administrativas Judiciárias (RAJ) do estado.
O desembargador Octavio Augusto Machado de Barros Filho abriu a visita destacando a importância da iniciativa para integração das comarcas. “Nossa função é abrir portas e fazer essa humanização do Judiciário, que é tão importante para magistrados, servidores e todos aqueles que prestam serviços. Temos um vasto acervo cultural, artístico e histórico para divulgar, e para isso contamos com o apoio das comarcas”, declarou. As palavras foram endossadas pelo desembargador Renato Delbianco. “Esse é um trabalho de pesquisa histórica imprescindível para conhecermos melhor o Tribunal de Justiça. Há muito a ser estudado e debatido.”
A primeira parte do evento abordou a história do TJSP, mostrando localidades icônicas do Judiciário paulista, como o Palácio da Justiça e o Museu, sediado no Palacete Conde de Sarzedas. Em seguida, os participantes conheceram mais sobre a Comarca de São Bernardo do Campo, que integra a 1ª RAJ - Grande São Paulo, desde a fundação da cidade, em 1553, passando pela instalação de grandes empresas do setor automotivo, o estabelecimento da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, conhecida como “Hollywood brasileira”, e outros momentos históricos. A visita também informou sobre a estrutura do Judiciário em São Bernardo do Campo – com 21 varas e 421 servidores alocados em prédio inaugurado no final da década de 1990. O conteúdo estará disponível na playlist “Memória do Poder Judiciário”, no canal oficial do TJSP no YouTube.
Magistrados que atuam e atuaram na comarca prestigiaram a visita e fizeram uso da palavra. “Me orgulho muito de ter sido juiz em São Bernardo por seis anos, seis meses e seis dia. Me traz muita alegria ver a Comarca com juízes jovens, atuantes e dedicados”, disse o coordenador da 2ª CJ, desembargador Ruy Coppola. “Fico feliz por verificar que existe, no nosso querido TJSP, um trabalho tão importante que preserva a história do Poder Judiciário”, afirmou o coordenador adjunto da 2ª CJ, desembargador Otacilio Ferraz Felisardo. “Cumprimento a iniciativa do Museu em reunir juízes e servidores e contar a história da comarca, onde atuo há 10 anos”, falou o juiz da 8ª Vara Cível e diretor do fórum de São Bernardo do Campo, Gustavo Dall’Olio. “Cheguei aqui há 30 anos e, apesar das dificuldades, pretendo continuar até a minha aposentadoria”, disse, emocionada, a juíza da 1ª Vara Criminal e decana da Comarca, Sandra Regina Nostre Marques.
Também participaram da visita o desembargador José Manoel Ribeiro de Paula; a juíza substituta em 2º grau Ely Amioka; os juízes Alcides Lourenço Cabral Filho (2ª Vara da Família e das Sucessões de Araçatuba), Carlo Mazza Britto Melfi (5ª Vara Cível de  São Bernardo do Campo), Carlos Henrique André Lisboa (1ª Vara da Família e das Sucessões de São Bernardo do Campo), Daniela de Carvalho Duarte (5ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo), Edegar de Sousa Castro (3ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo), Leonardo Caccavali Macedo (3ª Vara da Família e das Sucessões de São Bernardo do Campo), Mário Rubens Assumpção Filho (Vara de Violência Doméstica Contra a Mulher de São Bernardo do Campo) e Patrícia Svartman Poyares Ribeiro (6ª Vara Cível de  São Bernardo do Campo); além de servidores da Justiça e convidados.
 
Temporada 2024
Ao final da visita, o juiz Carlos Alexandre Böttcher divulgou a programação do “Memória TJSP” para o próximo ano e fez um convite a todos os presentes. “Em 2024, teremos uma temporada muito especial, pois será o ano em que o Tribunal de Justiça de São Paulo comemora seu sesquicentenário.”
As visitas acontecerão sempre na última sexta-feira de cada mês (exceto janeiro e dezembro), às 11 horas. A primeira homenageada será a 22ª CJ, com sede em Itapetininga, no dia 23 de fevereiro - as inscrições já estão abertas neste link. Confira a programação completa com as CJs homenageadas aqui.
 
Comunicação Social TJSP – RD (texto) / PS (reprodução e arte)
 
Siga o TJSP nas redes sociais:
 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP