Comunicação Social

Notícia

TJSP na Mídia: imprensa destaca ações do Judiciário paulista

Juízes concederam entrevistas aos veículos de imprensa.
 
O Tribunal de Justiça de São Paulo foi notícia na imprensa, nos últimos dias, por uma série de ações realizadas recentemente. Um dos temas foi a assinatura do termo de cooperação entre o TJSP e o Governo de São Paulo para aprimoramento e expansão do programa V.I.D.A., em reportagem da Rádio Justiça. Implementado inicialmente em Sertãozinho, em 2018, o projeto visa monitorar, por meio de localização georreferencial, o cumprimento de decisões judiciais de medidas protetivas e cautelares diversas da prisão ou cumprimento de penas em meio aberto. Em entrevista, a juíza assessora da Presidência para Assuntos de Segurança Pública, Jovanessa Ribeiro Silva Azevedo Pinto, destacou a redução do índice de desobediência de medidas após a execução do projeto na comarca, que chegou a apenas 9% em 2020. "Isso demonstra a efetividade da fiscalização e um maior senso de responsabilidade pelos fiscalizados. (...) Falo com muito orgulho e certeza de que população terá um ganho em relação à segurança pública”, afirmou.
Outro projeto que teve destaque na mídia foi o “Sarau Mil Grau”, que promove arte e cultura para crianças e jovens em situação de acolhimento. O jornal SP2, da TV Globo, acompanhou a terceira edição do evento, realizada na última segunda-feira (11), no Museu da Língua Portuguesa (Capital). Além do Sarau, a reportagem ressaltou o sucesso do Progama ApadrinhARTE – ambos coordenador pela Corregedoria Geral da Justiça. “As artes em geral também são uma forma de inclusão social. A ideia aqui é formar cidadãos e cidadãs que sejam conscientes dos seus direitos e que saibam que cultura é um direito deles”, afirmou o juiz Iberê de Castro Dias, assessor da CGJ.
Também no âmbito da proteção dos direitos de crianças, adolescentes e jovens, o Diário da Região, de São José do Rio Preto, noticiou a menção honrosa do 3º Prêmio Prioridade Absoluta, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entregue, nesta segunda-feira, ao projeto Ratione, conduzido pelo juiz da Vara da Infância e da Juventude da comarca, Evandro Pelarin, e pela psicóloga Priscila Silveira Duarte Pasqual. "O projeto atua para auxiliar as escolas públicas de nossa cidade. Oferece apoio psicológico, pedagógico, de saúde, além de atividades culturais e esportivas", pontuou o magistrado. "O Ratione é o trabalho amoroso de mais de 40 voluntários. Esse, para mim, é o seu dado essencial: amor e dedicação com as crianças e adolescentes”, concluiu
O recém-lançado Programa Conciliando com a Saúde, iniciativa do TJSP para estimular o uso da conciliação e mediação na resolução de conflitos entre consumidores e operadores, foi tema de reportagem do Jornal da Band, que abordou a crescente demanda de ações judiciais no setor da saúde. A coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargadora Maria Lúcia Ribeiro de Castro Pizzotti Mendes, falou sobre a praticidade do programa. “Qualquer processo pode ser objeto de mediação, por exemplo problemas com reajuste do valor do plano saúde quando há mudança de faixa etária ou descredenciamento de hospitais, clínicas e médicos”, disse.
Já a juíza assessora da Presidência Ana Rita de Figueiredo Nery destacou, em entrevista ao Jornal da EPTV 2, os esforços do Tribunal de Justiça na resolução consensual de processos de reintegração de posse, por meio da atuação da Comissão Regional de Soluções Fundiárias. “Atuamos sempre buscando a aproximação do poder público, com vistas a realização de planos de remoção que pudessem ser realizados de forma mais humanizada, pacificada e mais positiva, de certa forma, para todos os lados do conflito”, afirmou a magistrada. A reportagem abordou o aumento de 19,7% em ações de despejo e reintegração de posse em Campinas neste ano, de acordo com estatística fornecida pelo TJSP.
 
Comunicação Social TJSP – RD (texto) / LC (arte)
 
Siga o TJSP nas redes sociais: 
 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP